Comissão de Meio Ambiente está preocupada com mortandade de peixes nos rios Sorocaba e Pirajibu

Comissão de Meio Ambiente está preocupada com mortandade de peixes nos rios Sorocaba e Pirajibu Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/03/2018 às 17:45
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:45
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Presidida pelo vereador João Donizeti (PSDB), a comissão também acionou a Cetesb e aguarda providências urgentes das autoridades, com o objetivo de saber quais as razões das mortes de peixes

A Comissão de Meio Ambiente e de Proteção e Defesa dos Animais, presidida pelo vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), protocolou requerimento, nesta segunda-feira, 19, em que solicita providências à Prefeitura Municipal em relação à mortandade de peixes nos rios Sorocaba e Pirajibu. Além de seu presidente, João Donizeti, também assinam o requerimento a vereadora Iara Bernardi (PT) e o vereador Vitão do Cachorrão (MDB), que também integram a comissão.

De acordo com o documento, a Comissão recebeu fotos e vídeos, que denunciam centenas de peixes morrendo nos cursos de águas da cidade. Para o presidente da comissão, vereador João Donizeti, é inaceitável que, na “Semana Mundial da Água e do Rio Sorocaba”, a prefeitura permita que os peixes morram. “Já acionamos a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), e aguardamos uma posição urgente, para entender o que está ocorrendo de fato. Não sabemos se é falta de oxigênio, se é por causa da poluição ou outra questão. Neste momento, se faz necessário descobrir e a Prefeitura precisa tomar providências urgentes”, afirma.

Os membros da Comissão de Meio Ambiente lembram que o documento está amparado pelo artigo 41 do Regimento Interno: “As comissões Permanentes têm por atribuições estudar as proposições e outras matérias submetidas ao seu exame, dando-lhes parecer propondo a adoção ou rejeição, e ainda, oferecendo emendas ou substitutivos, ressalvadas as restrições legais”. João Donizeti afirma que “a comissão espera uma resposta urgente da Prefeitura, ainda nesta semana”.