Coaves Kids tem 1º encontro de 2022 neste sábado (29)

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 25/01/2022 às 12:20
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:20
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Crianças de 6 a 12 anos de idade poderão participar, neste sábado (29), às 8h, de uma manhã divertida e de aprendizado, no 1º encontro do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves) de 2022, que acontecerá no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), e o Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), a ação educativa tem como intuito reunir as crianças que gostam de aves, têm interesse em procurá-las, observá-las, ouvi-las e conhecer mais sobre as características das espécies, suas curiosidades e papel ecológico.

O tema desta edição será “Sombra e água fresca”. No encontro, as crianças terão a oportunidade de conhecer particularidades e comportamentos das aves, que ajudam na regulação da temperatura.

As aves possuem uma temperatura corporal bastante elevada, girando em torno de 40 a 42ºC, por isso elas possuem diversos mecanismos fisiológicos para regular a temperatura do corpo, como, por exemplo, os sacos aéreos, que são estruturas que ficam no interior das vísceras do animal e que ajudam na circulação do ar, permitindo que regulem a temperatura interna do seu corpo.

O ideal é que a garotada use roupas confortáveis, evitando cores fortes, pois elas podem espantar as aves, além de usar boné e protetor solar. Os participantes também podem levar um lanche individual. A atividade cumprirá todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19, com uso de máscara protetora e mantendo o distanciamento social.

A Sema informa que não é necessária inscrição prévia. Mais informações sobre o Coaves Kids podem ser obtidas pelo e-mail: sorocaba.sema@gmail.com. O Parque da Água Vermelha está localizado na Rua România, 150, no Jardim Europa.