Ciclo de Palestras ocorrerá no Museu Estrada de Ferro Sorocabana

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/10/2018 às 22:32
  • Atualizado 12/09/2022 às 22:32
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Museu Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) sediará um ciclo de palestras educacionais gratuito com o objetivo de valorizar o contexto ferroviário na região de Sorocaba. A primeira atividade ocorrerá neste domingo (21), às 14h30, quando Leandro Guidini, autor do livro “O Trenzinho da Aurora” e do site “O Vapor Mínimo”, falará sobre “Bitolinhas: a história da Estrada de Ferro Perus-Pirapora e Estrada de Ferro Votorantim”. A entrada é gratuita.

Promovido pela Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), as palestras serão realizadas por pesquisadores da área que acompanharam o bom funcionamento das linhas ferroviárias. A atividade ocorrerá aos domingos, até o dia 25 de novembro, sempre às 14h30.

De acordo com Eric Mantuan, presidente do Movimento de Preservação Ferroviária do Trecho Sorocabana (MPF-Sorocabana), além de ser uma atividade cultural, o ciclo de palestras agregará a população maior conhecimento das antigas ferrovias da cidade.

“O objetivo é popularizar cada vez mais a importância do contexto ferroviário na região sob os aspectos culturais, econômicos e sociais para garantir a multiplicação dessas informações para a nova geração, colocando todos em sintonia com pesquisadores da área”, destaca ele.

 

Programação

Já no dia 4 de novembro outro tema abordado será “Trem Republicano”, com Fábio Grizoto, turismólogo, guia turístico e autor do projeto de recuperação da ferrovia Itu-Salto. A palestra do dia 11 de novembro será com Rafael Prudente Corrêa, autor do livro “Locomotivas Elétricas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro” e membro da Sociedade de Pesquisa para a Memória do Trem (SPMT), que falará sobre “A Eletrificação da Estrada de Ferro Sorocabana”.

Para encerrar, no dia 25 de novembro, o jornalista e presidente da Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, Eric Mantuan abordará o “Trem Ouro Verde – 80 anos”.

Os interessados devem comparecer no dia e local do evento, não havendo necessidade de inscrição prévia. O MEFS está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 553, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231-1026.