Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba reúne atividades voltadas a toda a população

Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba reúne atividades voltadas a toda a população Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 24/03/2015 às 20:46
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:46
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

As pessoas já podem visitar o local e conhecer um pouco mais do principal manancial da cidade

 

Situado na principal via da cidade – a Avenida Dom Aguirre -, em frente ao Poupatempo, o Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) já está atendendo a população sorocabana. Inaugurado pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio no último domingo (22), o novo espaço reúne história, curiosidades e informações ambientais do rio Sorocaba, além de atividades educativas e doação de mudas de árvores nativas.

Administrado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o CEA Rio Sorocaba tem como proposta promover ações, projetos e atividades educativas com foco na preservação e recuperação do rio Sorocaba, considerando norteadores como os princípios da sustentabilidade, vivenciando práticas sensibilizadoras em uma perspectiva socioambiental que associem a qualidade de vida, a ação cidadã e o manejo sustentável dos recursos naturais.

De acordo com Rafael Castellari, chefe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, existe uma expectativa bastante positiva sobre a utilização deste novo espaço. “Aqui vamos atender a população em geral e alguns moradores da redondeza já vieram conhecer a nossa unidade, principalmente para adquirir mudas de árvores. Além disso, vamos trabalhar com toda a comunidade do entorno”, explicou.

O trabalho com os moradores da vizinhança consiste no projeto “CEA Rio Sorocaba vai à comunidade”, que será realizado às quintas-feiras, a partir de abril, quando a equipe de Educação Ambiental sairá de sua base para percorrer o entorno, como Terminal São Paulo, Clube do Idoso e até mesmo pelas ruas dos bairros próximos, a fim de realizar atividades educativas sobre o rio Sorocaba, como exposições, oficinas, bate-papo e panfletagem. “Neste primeiro momento, será até uma ação para divulgar a existência deste novo espaço”, comentou Rafael Castellari.

Regina Correa, de 33 anos, estudante de Ciências Biológicas da UNIP, conheceu a unidade na manhã desta terça-feira (24) e aprovou a iniciativa. “Gostei bastante. É um projeto muito interessante para trabalhar a questão do rio e que está bem próximo da população”, comentou.

 

Os atrativos

Quem for ao local, por exemplo, pode conferir uma maquete topográfica do rio Sorocaba no perímetro urbano de Sorocaba e Votorantim, que mostra exatamente todo o percurso do manancial e seus afluentes desde a Represa de Itupararanga, em Votorantim, até o Parque São Bento, na Zona Norte de Sorocaba. Na maquete, ainda são identificados alguns locais importantes para as pessoas se localizarem, como o Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, o Paço Municipal, a Praça “Cel. Fernando Prestes”, além das rodovias que atravessam a cidade, como a Raposo Tavares e a Rodovia José Ermírio de Moraes, a Castelinho.

Um grande painel também conta toda a história do rio Sorocaba desde a época da fundação de Sorocaba, em 1654, até os dias de hoje, como a realização do Programa de Despoluição do Rio Sorocaba, iniciado em 2004 pela administração municipal. Uma curiosidade descrita no painel é que Dom Pedro II, no século XIX, em visita a Sorocaba, fazia questão de incluir a Cachoeira da Chave em seu roteiro, pois admirava a beleza do local.

O CEA Rio Sorocaba também abriga um diorama da flora local e alguns exemplares taxidermizados (empalhados) da fauna que habita o rio, como o cascudo, cará, traíra, lontra, ratão-do-banhado, biguá, anu-branco, frango-d’água e a garça-branca.

Outra atração do Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba é a doação permanente de mudas de árvores. Nesta semana, por exemplo, estão sendo doados exemplares de pata-de-vaca, ipê-branco, araçá-vermelho e amora. As árvores são próprias para o plantio em calçadas e quintais, estimulando a arborização urbana em Sorocaba. Cada munícipe pode adquirir até duas mudas gratuitamente.

Espalhadas pelo gramado no entorno do CEA Rio Sorocaba, foram implantadas placas educativas que reúnem informações sobre o Rio Sorocaba, o Parque Linear, os Refúgios da Biodiversidade, o Tratamento de Esgoto, a Despoluição do Rio Sorocaba, os Corredores de Biodiversidade, a Mata Ciliar, as Aves do Rio Sorocaba e os Peixes do Rio Sorocaba.

A partir de abril, a unidade também abrigará oficinas de Educação Ambiental e o Tour do Rio Sorocaba, que será realizado mensalmente.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e, eventualmente, também abrirá aos sábados e domingos com uma programação especial.