CEI-44 realiza exposição do projeto ‘Pequenos exploradores’

Sorocaba 08 nov / 2018 às 19:06

CEI-44 “Luiz Ribeiro’, realizou na quarta-feira (1) uma festa temática sobre o projeto ‘Pequenos exploradores ‘. O tema relata a importância do cuidado que a sociedade deve ter com a natureza. O evento contou com diversas atrações e recebeu a comunidade escolar do bairro da Vila Carvalho.

Durante a festa as crianças puderam fazer apresentações musicais, mostrar para seus familiares as atividades feitas em sala de aula e expor todo conhecimento adquirido a respeito da preservação da natureza e todo benefício que ela produz.

Ao longo do ano, as professoras planejaram atividades voltadas para o tema em todas as áreas do conhecimento, tais como artes visuais, linguagem oral e escrita, música, matemática e movimento. Foram planejados momentos de leitura de histórias e apreciação de diferentes veículos textuais como jornais, poemas, entre outros.

As crianças realizaram releituras de obras de pintores renomados, colheita de elementos da natureza, desenhos livres sobre os elementos naturais, pesquisas para as famílias acerca da natureza e seu entorno, apreciação e contato com músicas que trataram do tema, dramatização, leitura e muita pesquisa.

Além do trabalho de observação das transformações dos animais e plantas, as crianças tiveram contato com tintas naturais através de sementes, criação de animais com diversos materiais, folhagens, terrário e confecção de maquetes. Durante o projeto, foi apresentado para as crianças poemas de Manoel de Barros, autor que extraía seus versos da realidade imediata que o cercava, sobretudo da natureza.

Segundo a orientadora pedagógica da unidade, Francine Aparecida de Lira, o projeto possibilitou explorações e elaborações acerca dos fenômenos estudados pelas ciências da natureza aos estudantes. “A curiosidade das crianças foi alimentada por meio de diferentes linguagens, elas puderam alcançar um conhecimento de si e do ambiente em que vivem, além dos fenômenos físicos e das relações entre os seres vivos, e das mudanças produzidas pelas ações do homem”, explica.

A professora, Denise Gabriel Vieira de Souza, que leciona na escola há 23 anos e contribuiu para a produção da festa, alerta sobre a conscientização da preservação da natureza aos seus alunos. “A reutilização do material reciclável através de trabalhos explorados pelas crianças contribui muito no aprendizado e na prática de cidadania que eles levarão para a vida toda”, destaca.

Participação da comunidade

O evento contou com a participação maciça da comunidade, que pôde prestigiar as apresentações e as confecções das crianças. Como no caso do Vitor Hugo de Lima, pai do estudante Daniel Lima, que destacou os benefícios trazidos pelo projeto. “Esse contato com a natureza abordado no evento é muito importante para as crianças e esta proximidade da escola com o bairro reforça ainda mais essa convivência benéfica para família”, disse.

Além da apreciação do evento, alguns familiares tiveram participação ainda mais direta na realização da exposição, como é o caso da Maria José Matos Leme, avó do estudante Nicolas Garcia. Ela confeccionou um avião de brinquedo para o neto, que levou para a professora ver. O avião ficou tão bem elaborado que acabou se tornando parte do projeto e toda classe acabou ganhando um modelo do brinquedo.

A diretora, Amanda Regina Martins Dias, ressalta a importância da participação da comunidade e a apreciação dos projetos feito pelos estudantes. “Essa visualização do trabalho feito pelas crianças e professores é fundamental para a valorização de um projeto que foi construído ao longo do ano, desde a produção das atividades com diferentes materiais utilizados até a montagem da exposição”, disse. “É importante destacar a visão que este projeto transmite aos pais no sentido da valorização da Educação infantil como um espaço de construção de conhecimento da criança como um ser social responsável por transformações benéficas”, salienta.

Pequenos exploradores’ no CRE

O Centro de Referência em Educação (CRE) recebeu na manhã desta quarta-feira (7) a exposição do projeto ‘Pequenos exploradores’. A iniciativa segue uma agenda de exposições que o CRE vem recebendo das escolas a fim de ampliar a visualização dos projetos realizados nas unidades.

O gestor de desenvolvimento educacional, Luis Gustavo Maganhato, que participou da montagem da exposição no CRE destaca a importância da exibição dos projetos também fora das escolas. “Ampliar o alcance destes trabalhos pedagógicos é muito importante não só para a comunidade escolar, que pôde apreciar a exposição durante o evento na instituição de ensino, como também para todo cidadão que queira acompanhar os projetos excelentes que nossas escolas produzem”, salienta o gestor.

A exposição fica disponível de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. O CRE fica na rua Artur Caldini, 211, no Jd. Saira.


Mais Notícias