Cardápio com decoração natalina atrai estudantes na hora das refeições

Cardápio com decoração natalina atrai estudantes na hora das refeições Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 06/12/2019 às 19:15
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:15
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Uma parceria entre a equipe de nutricionistas da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban) e as cozinheiras de todas as unidades escolares municipais de Sorocaba resultou num cardápio com uma apresentação diferente e que ressalta as festividades deste mês de dezembro. O intuito é, usando a temática do Natal, chamar a atenção dos alunos para a importância do consumo de alimentos saudáveis.

No dia a dia, as orientações dadas para as cozinheiras se referem aos cuidados na higienização e preparo dos alimentos, além da apresentação de pratos coloridos, nutritivos e saudáveis. A intenção é que isso sirva de incentivo à construção de hábitos alimentares saudáveis. “As decorações diferenciadas partiram da criatividade e iniciativa das cozinheiras escolares”, explica a nutricionista da pasta, Adriana Chervencov Moraes.

Os alunos das unidades escolares municipais já recebem diariamente a oferta de alimentos saudáveis e nutritivos, mas essa preparação e apresentação diferenciada é aguardada pelos estudantes todos os anos.

Entre as apresentações diferenciadas elaboradas este ano, havia uma salada em formato de árvores de Natal, com alface picada, beterraba e cenoura raladas, “lascas” de tomate e até um ponteiro em forma de estrela feita com pedaços de maçã. Uma outra salada tinha o rosto do Papai Noel, feita com acelga picada, batata palha, cenoura e beterraba ralada e até uma rodela de cebola fazendo as vezes do pompom do gorro do “bom velhinho”.

Para o secretário de Abastecimento, Agricultura e Nutrição, Jorge Vieira, a preparação e os cardápios são feitos pela equipe de nutrição e desenvolvidos pelas cozinheiras escolares com comprometimento e capricho. Para ele, o colorido do prato somado às apresentações e o cenário, despertam nos estudantes, maior interesse nas refeições. “São momentos que ficarão como excelentes lembranças aos alunos”, acrescenta Adriana.