Banda Marcial de Fuzileiros Navais se apresenta no Centro de Sorocaba

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 18/10/2018 às 15:16
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:16
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Em comemoração aos 32 anos do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, a Banda Marcial do Corpo dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, chamada Avante Corneteiros, realizou na manhã desta quinta-feira (18) uma apresentação com uma hora de duração na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro de Sorocaba. Centenas de pessoas prestigiaram a atração especial promovida pela Prefeitura de Sorocaba em parceria com a Associação de Amigos da Marinha (Soamar).

Acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, o prefeito José Crespo acompanhou de perto toda a apresentação. Com um semblante feliz, lembrou-se que o grupo Avante Corneteiros já havia se apresentado em Sorocaba em 2017 e aguarda que as apresentações voltem a acontecer no ano de 2019.

Com a regência do Oficial Mor da Centro Tecnológico da Marinha, Luiz Carlos Barbosa, a apresentação contou com músicas que variavam entre marchas oficiais, clássicos como o Cisne Branco e até mesmo marcos do pop nacional, como “Ao seu Lado”, do Jota Quest.

Com músicos munidos de bumbos, pratos, liras e as tradicionais Gaitas de Fole, a Banda Marcial alterava sua formação de acordo com o tema a ser apresentado, desenhando com os próprios músicos números, siglas e símbolos referentes à Marinha, como a âncora e a Galé, tradicional embarcação veleira.

Além das autoridades da Marinha Estadual e do Corpo de Bombeiros estava o comandante Marcos Mariano, da Guarda Civil Municipal (GCM), que na oportunidade representou o secretário de Segurança e Defesa Civil (Sesdesc), Jefferson Gonzaga. Representantes da Polícia Militar e do Canil da GCM também estiveram presentes.

Entre os representantes do executivo estavam o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Werinton Kermes, o secretário de Comunicação e Eventos (Secom), Eloy de Oliveira, o secretário Hudson Zuliani (Licitação e Contratos (Selc), o secretário de Esportes e Lazer (Semes), Simei Lamarca, a secretária de Igualdade e Assistência Social (Sias), Cíntia de Almeida, o secretário de Mobilidade e Acessibilidade (Semob), Luiz Alberto Fioravante, e o chefe do Gabinete do Poder Executivo, Alexandre Robim. Na ocasião, Ivan Flores estava representando o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Flávio Chaves.