Atividades marcarão o Dia do Rio Sorocaba e Dia Mundial da Água neste domingo

Atividades marcarão o Dia do Rio Sorocaba e Dia Mundial da Água neste domingo Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 21/03/2015 às 13:54
  • Atualizado 12/09/2022 às 13:54
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A tradicional Descida de Barco do Rio Sorocaba terá participação de representantes de instituições apoiadoras do evento e da comunidade

 

Para marcar as passagens do Dia do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água, ambos celebrados no dia 22 de março, a Prefeitura de Sorocaba realizará neste domingo (22), a partir das 9h, a tradicional Descida de Barco do Rio Sorocaba. O evento também vai marcar a inauguração do Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) e lançar os primeiros módulos do programa “Refúgios da Biodiversidade”.

Promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as atividades têm como objetivo conscientizar a população sobre a importância da água para a vida, sobre seu uso racional, recuperação da qualidade das águas do rio Sorocaba e a preservação dos mananciais.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, em torno de 40 embarcações – entre barcos, botes e caiaques – farão a descida do rio com saída a partir do Clube do Nais, num trajeto de aproximadamente uma hora. A expedição será realizada em parceria com o Sesc Sorocaba, que neste ano abriu inscrição para pessoas interessadas em participar da descida do rio com caiaques. A atividade também contará com o apoio e a participação da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (SAAE), Defesa Civil, Grupo “Caturros Navegantes” e da Prefeitura de Votorantim.

O passeio de barco será finalizado com a inauguração do Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba), às 10h30, para que o público possa conhecer este novo espaço da cidade, destinado à educação ambiental e à preservação do meio ambiente.

 

CEA do Rio Sorocaba

O Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba vai funcionar no módulo construído originalmente para abrigar um bicicletário na Avenida Dom Aguirre, em frente ao Poupatempo. “O objetivo deste espaço é o de promover ações, projetos e atividades educativas à população em geral, com foco na preservação e recuperação do rio Sorocaba”, explica Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente.

No local serão realizadas exposições, palestras, oficinas, tours pelo rio e, ainda, atendimento à população para esclarecer dúvidas com relação ao meio ambiente de Sorocaba. O Centro de Educação Ambiental ainda distribuirá mudas de árvores e desenvolverá  projetos em parceria com outras secretarias, como o Projeto “Via Viva” (Secretaria de Esporte e Lazer) e oficinas diversas.

 

Refúgios da Biodiversidade

Também no domingo, por volta de 11h30, a Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e do Saae, lançará os primeiros módulos do programa “Refúgios da Biodiversidade” no rio Sorocaba, que ficarão próximos ao Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba.

O objetivo principal deste programa está na criação de ‘ilhas’ de manejo controlado da vegetação nas margens e bancos de areia do rio, criando um ambiente adequado tanto para o desenvolvimento de espécies arbóreas quanto para a proteção e alimentação de exemplares típicos da fauna de nosso rio, especialmente aves.

Em alguns trechos do rio, por exemplo, o capim será mantido mais alto para possibilitar o estabelecimento de ninhais de aves ribeirinhas e a abrigo para peixes, pequenos mamíferos, anfíbios e répteis.

O Dia do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água foram estabelecidos pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, a fim de promover a consciência em todo o mundo sobre a importância deste recurso natural para a promoção da vida saudável no planeta.