Atividades da Jornada do Patrimônio acontecem neste final de semana

Sorocaba 07 nov / 2019 às 19:33

O final de semana está recheado de atividades da 1ª Jornada do Patrimônio de Sorocaba. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter) promovem a abertura oficial das programações com o seminário “Conhecer Para Preservar”, tema da Jornada do Patrimônio, e que acontece nesta sexta-feira (8), das 9h às 9h30, na sede da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (SIAS).
O fim de semana ainda traz seminários, bate-papos, sarau, oficinas e outros eventos dentro da programação dos dias 8, 9 e 10. Para participar, os interessados devem se inscrever através dos formulários do site: http://www.jornadapatrimoniosorocaba.com.br/.
Logo após a abertura oficial do evento, no mesmo local acontece o “Painel 1 – Patrimônio Cultural: da Preservação às Tutelas Protetivas”, das 9h30 às 11h15, com a Profª Dra. Ana Villanueva e com advogada Grace Carreira. A Orquestra de Viola ‘Zé Franco’ se apresenta das 11h20 às 11h50 e, na parte da tarde, entre 13h e 14h45, tem vez o “Painel 2 – Patrimônio Imaterial: O Que é e Como Proteger?”, com Marcos Monteiro Rabelo e Marcela Bonetti. O “Painel 3 – Reflexões Sobre as Políticas de Preservação do Patrimônio de Sorocaba” está marcado para as 15h15, com encerramento às 17h.
Nesta sexta-feira (8) também será aberta a exposição “O Passado No Presente do Comércio de Sorocaba”, na Biblioteca Infantil Municipal. O trabalho fica disponível ao público até o dia 16 de novembro. O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana abriga, até o dia 30 de novembro, a exposição fotográfica “Retratos Na Praça”.
A programação do sábado (9) traz o “Roteiro Ferroviário”, das 9h às 10h30, no Palacete Scarpa, com o Prof. Clóvis Hiran Fuentes Mauá Filho e uma visita guiada pelo Chalé Francês, das 16h às 17h com Luciana Valsechi. Ainda no Chalé Francês acontece um piquenique literário e o encontro do clube de escrita do Suindá – Coletivo Literário, a partir das 13h. Haverá ainda um sarau aberto ao público, das 16h às 18h. A orquestra “Valorizando Compositores Sorocabanos”, do grupo Facens Musical, também se apresenta das 18h às 19h. O filme Cafundó será exibido e acompanhado de um bate-papo com Maria Tereza Ferreira, do Movimento Negro de Sorocaba, das 19h às 21h.
No domingo (10) acontece o bate-papo “As Memórias de Sorocaba: Usos, Costumes e Coisas Típicas do Comércio”, na Biblioteca Infantil Municipal, com Celso Ribeiro, das 15h às 16h; o bate-papo “Conservação de Mídias”, com Pablo Gea, das 13h30 às 15h, na Biblioteca Municipal; uma visita guiada pela Biblioteca Infantil, das 14h às 15h, com José Rubens Incao e mais um piquenique literário das 13h30 às 17h.
A programação completa pode ser conferida pelo site http://jornadapatrimoniosorocaba.com.br. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (15) 3212.8170, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Mais Notícias