Arena e Ginásio estão sem AVCBs e impedidos para sediar jogos oficiais

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 24/01/2022 às 16:43
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:43
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A cidade de Sorocaba está impedida de receber jogos oficiais de federações e ligas em seus principais palcos de espetáculos esportivos, porque falta manutenção adequada para atender às exigências do Corpo de Bombeiros. O problema atinge tanto a Arena Sorocaba, inaugurada há somente cinco anos e casa do Magnus Futebol do craque Falcão, quanto o tradicional Ginásio Municipal de Esportes, que sediou gloriosas partidas do basquete, revelou a rainha Hortência e por mais de sete décadas atrai milhares de espectadores e atletas com torneios de várias modalidades. “A ausência de manutenção leva à situação que não atende às regras de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros (AVCB) e impede de sediar partidas de campeonatos oficiais, como os da Federação Paulista de Futsal (FPFS) ou Liga Nacional de Futsal (LNF)”, denuncia o vereador Fernando Dini (MDB), que cobra explicações e providências da Secretaria Municipal de Esportes.

O vereador Fernando Dini ressalta a nítida incapacidade da Secretaria de Esportes em realizar as manutenções mínimas nos espaços esportivos em funcionamento. Na Arena Sorocaba, houve queda de parte de vidros na fachada e que precisa ser reposta. No Ginásio Municipal, a Defesa Civil, a pedido do vereador Dini, fez vistoria e recomenda que o espaço não seja frequentado. Atualmente, cordas seguram parte de um painel que ameaça cair no Ginásio. “Conquistamos a possibilidade de sediar os Jogos Abertos do Interior neste ano, o que exige capacidade para resolver estas situações com a máxima urgência”, ressalta.

Segundo informações levantadas pelo vereador Dini, a atual gestão do esporte em Sorocaba opta em financiar os atletas de representação, em detrimento das práticas esportivas para a população em geral nos centros e ginásios distribuídos pela cidade, o que garantiria lazer, saúde e sobretudo manteria os jovens longes do risco dos entorpecentes. “O mais tradicional Centro Esportivo de Sorocaba, o dr. Pitico, sequer tem energia elétrica”, lamenta o vereador Dini.

CIC escapa no último momento – Até mesmo o Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC), a casa do Esporte Clube São Bento que disputa a Série A2 do Campeonato Paulista, estava impedido de receber jogos oficiais até a semana passada. Apenas no último momento, na véspera do início do Campeonato Paulista de Futebol, a Secretaria Municipal de Esportes conseguiu atender às exigências de segurança, obteve o AVCB do Corpo de Bombeiros e a liberação da Federação Paulista de Futebol.

A situação inclusive chegou a ser noticiada na imprensa especializada, que na quarta-feira (19) da semana passada anunciou a interdição do CIC. O Estádio Walter Ribeiro só foi liberado pela Federação Paulista de Futebol naquele mesmo dia 19 (portaria FPF nº 25) porque o município apenas conquistou o AVCB dos Bombeiros na terça-feira, dia anterior (AVCB nº 556924).