Aproveite o Domingo para aprender a andar de bicicleta na “Escola do Pedala”

Aproveite o Domingo para aprender a andar de bicicleta na “Escola do Pedala” Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 22/03/2014 às 17:34
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:34
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Atividade gratuita acontece no Parque das Águas e já ensinou mais de 17.800 pessoas a andar de bicicleta

 

Crianças, jovens e adultos interessados em aprender a andar de bicicleta, ou ainda, que queiram aprimorar suas técnicas de pedalar, podem participar da “Escola do Pedala” que acontece todos os domingos, das 8h às 12h, no Parque das Águas. A atividade é realizada pela Prefeitura de Sorocaba através da Urbes – Trânsito e Transportes a fim de ensinar qualquer pessoa a andar de bicicleta com segurança.

A Escola do Pedala foi criada em maio de 2011 para promover a educação para o trânsito a partir das bicicletas, incentivar o uso delas como transporte, lazer, saúde e esporte de maneira consciente e compartilhada com os outros modais. Desde o seu início, mais de 17.800 pessoas já aprenderam a andar de bicicleta ou ganharam mais confiança para utilizar este meio de transporte.

A intenção da iniciativa é orientar os ciclistas e futuros ciclistas sobre as maneiras corretas de compartilhamento do trânsito, ensinar noções básicas de segurança individual e coletiva, como o uso do capacete, tangente de curvas, atenção com os cruzamentos das vias, o que fazer quando o piso está molhado e/ou está chovendo, quais são os locais apropriados e inapropriados para pedalar, regras básicas de trânsito segundo o Código de Trânsito Brasileiro. A escola orienta ainda sobre as regras de boa convivência com diferentes modais de transporte, auto-defesa durante as pedaladas, entre outras informações.


Ganhando auto-confiança

A Escola do Pedala inicia crianças a partir dos três anos ao mundo das bicicletas e auxilia até pessoas da terceira idade que não saibam andar de bicicleta. “Na Escola do Pedala todos têm a oportunidade de aprender com monitores capacitados para ensinar as diversas faixas etárias a equilibrarem-se e a fazerem o uso consciente da bicicleta”, destaca o presidente da Urbes, Renato Gianolla.

As instruções são realizadas com amparo técnico para que a criança possa abandonar as rodinhas e o adulto que não teve a oportunidade de pedalar encontre a oportunidade de aprender, se desinibir e vencer mais este desafio da vida.

A iniciativa também atende solicitações de escolas municipais, estaduais e particulares com uma dinâmica e didática apropriada para cada faixa etária.

 

Programa Pedala Sorocaba

A “Escola do Pedala” faz parte do Programa “Pedala Sorocaba”, criado para incentivar o uso da bicicleta como uma opção modal de transporte na cidade, além do uso para o lazer.

O Pedala contribui, por meio de ações e eventos de impacto, para a mobilização de ciclistas que são estimulados a praticar os seus deslocamentos com as bicicletas.

O programa foi baseado em iniciativas e experiências internacionais (Bogotá e Guadalajara) e surgiu em Sorocaba em 2008. Desde 2009 está sob a coordenação da Urbes, cujo foco voltado para o conceito da mobilidade sustentável vem sendo implementado em suas ações.