Ambulatório de Feridas e Pé Diabético humaniza e traz alegria no momento da alta dos pacientes

Ambulatório de Feridas e Pé Diabético humaniza e traz alegria no momento da alta dos pacientes Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 12/11/2018 às 20:53
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:53
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Setor atende média de 500 pacientes por mês

É com muita humanização e alegria, que a equipe do Ambulatório de Feridas e Pé Diabético atende seus pacientes na Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”. Pelo menos 500 pacientes são atendidos por mês. Lá, a novidade é para quem recebe alta. Ao receber a notícia, a equipe fantasiada comemora a notícia com cantoria e dança para o paciente. A ação chega a emocionar o usuário e parentes que acompanham o tratamento.

Desde o segundo semestre desse ano, a equipe do Ambulatório de Feridas e Pé Diabético teve a excelente ideia de promover uma ação especial na alta dos pacientes. “Estávamos pensando em algo para trazer alegria ao paciente, afinal, a alta é uma grande felicidade para o paciente e para a equipe que finaliza mais uma missão”, ressalta a enfermeira responsável pelo setor, Uiara Kaizer.

No dia 31 de outubro de 2018, Rivaldo Dias, aposentado de 63 anos, foi ao ambulatório para dar continuidade ao tratamento. Assim que seu curativo foi removido, ele teve uma surpresa. Em voz alta, a enfermeira Uiara cantou. “Gente, a ferida do Seu Rivaldo fechou! ” Em seguida, a equipe toda veio fantasiada cantarolando e comemorando sua alta.

“Meu tratamento durou um ano. Fiquei muito feliz com a surpresa da equipe. Aqui, tive um atendimento de excelência e humanizado. Voltarei aqui para matar saudades, mas com a ferida curada”, disse Rivaldo.

Outro elogio partiu do paciente Euclides de Arruda, de 64 anos. Diagnosticado com úlcera varicosa, o paciente comenta que iniciou o tratamento no setor privado, mas só conseguiu avanço no tratamento após iniciar suas idas até o ambulatório situado na Policlínica. “Luto contra essa enfermidade desde 2001, mas nunca obtive êxito no atendimento particular. Passo na Policlínica desde dezembro de 2017 e estou 95% curado. Só tenho que agradecer os profissionais da rede pública de saúde que exercem seu trabalho com muito empenho”, ressalta o paciente.

O Ambulatório de Feridas e Pé Diabético

O Ambulatório de Feridas e Pé Diabético, situado na estrutura predial da Policlínica Municipal, oferece atendimentos para pacientes com problemas nos pés, como feridas, calos, ressecamento, deformidades, lesões crônicas nas pernas (úlcera por pressão e deiscência cirúrgica), além de vários problemas causados por pacientes diabéticos. O setor também atua em parceria com o Programa Municipal de Hanseníase à assistência desses pacientes. Os atendimentos são realizados desde 2005 e oferece assistência multiprofissional especializada aos pacientes SUS.

A equipe multiprofissional do Ambulatório é composta por uma enfermeira estomaterapeuta e profissionais das áreas de cirurgia vascular e cirurgia plástica. Além de técnicos e auxiliares de enfermagem, assistência social, fisioterapia, nutrição, podologia e dermatologia.

Os atendimentos no Ambulatório de Feridas e Pé Diabético são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com os pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Prefeito Crespo homenageia equipe do ambulatório

Ao saber da bela iniciativa da equipe do Ambulatório de Feridas e Pé Diabético, o prefeito José Crespo homenageou os integrantes da equipe deste setor no dia 6 de novembro de 2018 com o brasão da cidade. A homenagem aconteceu no sexto andar durante a reunião de secretariado.

“Esses servidores merecem ser valorizados e homenageados. É uma satisfação descobrir uma equipe empenhada para oferecer atendimento na área da saúde de forma criativa e animada”, destaca o chefe do Poder Executivo.

Para a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, a homenagem do prefeito comprova a preocupação dessa gestão em oferecer um trabalho de qualidade à população e também valorizar quem faz. “Fiquei muito feliz quando soube da homenagem. Eles merecem”, comenta.

Os integrantes que compõe a equipe do Ambulatório de Feridas e Pé Diabético são: Uiara Kaizer, José Souza, Marta Moreno, Marcelo Silva, Silvia Constância, Sueli Lopes, Felipe Linardi, Luis Frederico, Cláudia Barga, Luciana Gianolla e Clarice Bramante.