Alunos da Universidade da Terceira Idade trabalham a ansiedade com atividade no Pq. da Biquinha

Sorocaba 13 set / 2019 às 15:21

Um grupo de alunos da Universidade da Terceira Idade da Uniso esteve na manhã de quinta-feira (12) no Parque da Biquinha. Além de desfrutar de uma manhã ao ar livre, em meio à natureza, os alunos participaram de uma atividade proposta no Curso de Ginástica Cerebral para trabalhar o manejo de sintomas da ansiedade, através de atividades expressivas e corporais.

De acordo com o professor dos cursos de saúde da Universidade de Sorocaba (Uniso) e coordenador da Universidade da Terceira Idade da Uniso, Tiago Rodrigo Biasoli, que é terapeuta ocupacional, a ansiedade está relacionada às queixas de lapsos de memória, já que manifesta em um desequilíbrio psicológico e fisiológico nos indivíduos, interferindo na sua capacidade de concentração e causando uma alteração no desempenho das atividades do seu cotidiano.

Os alunos participam de atividades em ambientes externos, mas foi a primeira vez que foram juntos ao Parque da Biquinha. “O lugar é fantástico! Acessível, bem cuidado e com grande variedade de recursos naturais”, elogia o professor.

Para Jane Marques, uma das participantes da atividade, a aula ao ar livre foi muito proveitosa. “Aprendemos algumas técnicas de relaxamento que nos conectaram com a natureza do parque. Assim pudemos ouvir os sons dos pássaros, o cheiro da mata e o som da água corrente, que permitiram desacelerar um pouco dessa vida tão corrida”, comenta.

Administrado pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o Parque da Biquinha foi criado em 1976 e encontra-se numa área verde que ocupa cerca de um alqueire. Essa área de topografia acidentada, é privilegiada por fazer parte de uma bacia hidrográfica com nascentes e lago que embelezam a paisagem.

O espaço ecológico está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3224.1997.


Mais Notícias