Abertura do Prêmio Inovação de Sorocaba leva público recorde ao Parque Tecnológico

Sorocaba 10 out / 2019 às 19:39

Mais de mil pessoas lotaram o auditório principal do PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba), na noite desta quarta-feira (9), para a abertura do 3º Prêmio Inovação de Sorocaba. O público recorde, conforme os organizadores, conheceu um pouco mais sobre a iniciativa que, neste ano, tem como foco os produtores de jogos digitais e ainda acompanhar a palestra do filósofo e historiador Leandro Karnal.

A contabilista Daiane Cristina da Cunha, 30 anos, ficou impressionada com a organização do evento. Ela, que já conhece o trabalho de Leandro Karnal e procura aplicar as mensagens no seu dia a dia, pretende participar de outras atividades do Parque Tecnológico e recomendar aos amigos.

Um dos momentos mais marcantes da noite para Daiane foi quando o palestrante falou da necessidade de sermos práticos. “Ser prático não é ser arrogante, mas sim alguém que tem foco e não perde tempo com bobagens”, comenta. “Ser prático é ter objetivos definidos.”

A estrutura do PTS, a simpatia das recepcionistas e orientadoras também mereceu elogios da jornalista Laraíne Savana, 23. “Eu já fui ao Parque Tecnológico algumas vezes e sempre sou muito bem recebida e acomodada”, afirma. “Na palestra do Karnal não foi diferente. Foi extremamente encantadora e me agregou muito.”

O presidente do PTS, Roberto Freitas, ressaltou que a abertura do 3º Prêmio Inovação de Sorocaba superou as expectativas. “Neste ano, o desafio dos participantes é criar jogos em favor da educação, com premiação em dinheiro, estágio e acesso à plataforma Alura”, explica.

Ainda segundo ele, o palestrante Leandro Karnal falou muito sobre planejamento, inovação e destacou a importância da atitude em fazer acontecer. “Também pudemos contribuir com as ações sociais da cidade já que toda a renda que obtivemos com a venda dos ingressos foi integralmente revertida ao Fundo Social de Solidariedade”, acrescenta.

O Prêmio

As inscrições para o 3º Prêmio Inovação de Sorocaba seguem até o dia 23. O objetivo é premiar as ideias que contribuam para o desenvolvimento e a consolidação de Sorocaba como uma cidade inovadora, educadora e pedagógica.

Neste ano, os participantes serão incentivados a desenvolver habilidades e a aplicar os conhecimentos na criação de um projeto de jogo digital para plataforma móvel (Android/iOS), com foco pedagógico, bem como estimular o espírito empreendedor. “O que queremos é promover o desenvolvimento socioeconômico do município, por meio da inovação”, destaca o presidente do PTS.

“Games em Favor da Educação” – como os jogos digitais podem contribuir para o aprendizado. Este é o tema da terceira edição do prêmio. A finalidade é fazer com que os profissionais de programação ajudem as crianças do ensino fundamental a melhorarem o desempenho em sala de aula, por meio de um processo chamado gamificação.

As três melhores ideias serão premiadas com R$ 10 mil em dinheiro, os vencedores serão convidados a estagiar no Parque Tecnológico e vão ganhar bolsas de estudos na Alura, plataforma brasileira com mais de 850 cursos de tecnologia, design e negócios digitais.

As inscrições e o edital completo estão disponíveis em: https://empts-sp.com.br/premio2019/#premio.


Mais Notícias