A Prefeitura de Sorocaba recebeu da Câmara de Vereadores na tarde desta sexta-feira (27) a devolução de R$ 1 milhão de recursos que foram economizados do orçamento do Legislativo, com o objetivo de colaborar com as ações de combate à pandemia do coronavírus (Covid-19). A cerimônia de repasse foi realizada no plenário do Legislativo, quando a prefeita Jaqueline Coutinho recebeu o cheque das mãos do presidente da Câmara, o vereador Fernando Dini.

Durante a cerimônia, a prefeita Jaqueline Coutinho destacou a importância do ato e da harmonia entre o Executivo e Legislativo em ações efetivas de enfrentamento e combate do novo coronavírus. “É mais do que premente que trabalhemos de forma uníssona para minimizar as consequências negativas e graves que a pandemia vai causar na população”, afirmou.

A prefeita ressaltou a gravidade do panorama mundial, especialmente na Europa. “Nós hoje sabemos do panorama mundial que se alastra o coronavírus. Infelizmente, essa doença que inicialmente afetou a China e foi avançando pelo mundo, incluindo o Brasil. Desde que eclodiu a pandemia a administração municipal vem adotando as medidas necessárias”, disse a prefeita, que destacou a decretação, há duas semanas, do Estado de Emergência no município e, no sábado passado, Estado de Calamidade Pública, que permite uma flexibilidade maior para que o município possa ser mais rápido e eficiente para combater essa pandemia.

A chefe do Executivo também falou sobre as dificuldades financeiras que a cidade deve enfrentar devido à suspensão do comércio, com expectativa inicial de queda de 46% na arrecadação do Município. “Temos sim que evitar a propagação da doença, atendendo ao apelo técnico das autoridades de saúde, que dizem que temos que tomar todas as medidas de higiene, de isolamento social, evitando o contato e as aglomerações e principalmente preservar os nossos idosos, que são o maior grupo de risco”, concluiu.

Já o presidente da Câmara, o vereador Fernando Dini, destacou que o ato reforça a união entre Legislativo e Executivo e a responsabilidade coletiva no combate ao Covid-19. “Sabemos que a união de todos é o que realmente vai fazer a diferença nos próximos dias, nas próximas semanas e amenizar nosso futuro iminente”, afirmou.

Fernando Dini ressaltou ainda que novas devoluções devem ocorrer no futuro próximo. “Sabemos que o Executivo tem feito o que é preciso e nós, da Câmara Municipal, demonstramos que fizemos a lição de Casa e firmamos esse compromisso com a cidade de Sorocaba para a devolução desse um milhão de reais no dia de hoje, tenho certeza que nas próximas semanas vamos contribuir com outro montante e assim sucessivamente”, disse.

Acompanharam a solenidade de devolução os secretários de Governo, José Marcos Gomes Júnior; Jurídica, Roberta Pereira; Fazenda, Marcelo Regalado; Comunicação, Renato Monteiro (interino), além do controlador-geral, Anderson Moreira Rodrigues.  Pelo Legislativo estiveram presentes, além do presidente, Fernando Dini, os vereadores Anselmo Neto, Péricles Régis e Pastor Apolo.