Carnaval 2020 oferece atividades gratuitas e opção para todo mundo

Carnaval 2020 oferece atividades gratuitas e opção para todo mundo Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/02/2020 às 19:21
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:21
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Sorocaba começa a celebrar, a partir desta quinta-feira (20), o Carnaval 2020. Com atrações que transitam pelos mais variados estilos musicais, mas não dispensam as boas energias e alegrias da maior e mais conhecida festa brasileira, a população poderá contar com bailes; matinês e oficinas de máscaras para a criançada; atividades de relaxamento; apresentação de bandas e marchinhas, de grupos de rock, axé e rap em diversos locais da cidade.

A programação, organizada pela Secretaria da Cultura (Secult) leva em consideração o acesso das comunidades aos espaços públicos. A festividade estará em praças; parques; nas bibliotecas municipais, no Clube do Idoso e até mesmo em espaços privados como abrigo para idosos. Além disso, a Prefeitura de Sorocaba também dará apoio aos blocos de rua desfilarão no Jardim São Paulo, Jardim Leocádia e no Centro. O investimento total da Prefeitura no Carnaval deste ano é de pouco mais de R$ 81 mil.

O primeiro espaço a receber um baile regado a marchinhas é o Clube do Idoso. Nesta quinta-feira (20), das 10h às 12h e das 14h às 16h, frequentadores e visitantes poderão se divertir ao som do GRUPO FAMA e de CLIDEMIR LEANDRO. A entrada é gratuita e quem não é sócio também está convidado, desde que tenha mais de 55 anos.

Na sexta-feira (21), segundo dia de alá-lá-ô, a Vila dos Velhinhos vai dançar e cantar  ao som do cover de ELVIS PRESLEY, VINICIUS RODRIGUES. Numa performance marcada pelos trejeitos do ‘Rei do Rock’, o Elvis sorocabano promete animar a festa que vai das 15h às 17h. À noite, das 22h até à 01h, é no Barracão Cultural que o carnaval acontece com a participação de LYZ ARAÚJO E BANDA. A entrada é franca e autorizada somente para maiores de 18 anos.

E os pequenos também foram lembrados na festa de Momo. Por isso mesmo, das 13h às 16h, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, acontece uma oficina de máscaras. E pra quem pensa que só serão papéis, tesouras e colas a enfeitar a tarde, o COLETIVO VIOLÃO IMPREVISTO vai mostrar o ritmo das marchinhas de carnaval à gurizada.

Ainda à noite, na Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury” acontece o CARNATECA, sob a responsabilidade do GRUPO FAMA. É na noite da sexta-feira que, também, sai à rua o primeiro dos três blocos da cidade. Caberá ao BLOCO DEPOIS esquentar os tamborins e dar gás à energia dos sorocabanos que, tradicionalmente, se juntam ao grupo na Avenida Eugênio Salerno para sair pelas ruas da cidade, animando aos foliões. A concentração começa às 20h.

Sábado (22), na área do Mercado Municipal, o bloco KRUKATÁ faz a folia, das 15h às 22h. No mesmo horário, na rua Ribeirão Preto, no Jardim Leocádia, o CARANGUEJO convida as famílias a integrarem a festança carnavalesca do bairro.

´Porquê o povo é especial´

O carnaval de Sorocaba, desta vez, atribui pouca nomenclatura aos eventos. A própria denominação – Carnaval 2020, buscou na obviedade o encontro com as expectativas da população sorocabana que curte a festa.

Nesta mesma ideia, alguns eventos ganharam apenas o qualitativo ESPECIAL. É o caso dos bailes para a terceira idade, para os jovens e um evento na Biblioteca Infantil. No mais, relacionados aos espaços onde acontecerão, as atividades se chamarão Banda no Coreto; Folia no Bairro; Carnazen, Carnateca e  Pet Folia, por exemplo.

“Na verdade, pensando na ocupação dos espaços, dos lugares pelas próprias pessoas, vimos que o especial nessa festa é o cidadão. É para as pessoas que pensamos e fazemos acontecer esses eventos, portanto, se elas não participassem, não prestigiassem tudo isso, não haveria razões para tal”, comentou o secretário da Cultura, Marcel Stefano Tavares Marques da Silva.

Segundo ele, ao pensar o carnaval sob todos os seus aspectos, incluindo o fato de que a cidade, enquanto gestão municipal, não poderia arcar com os desfiles das escolas de samba, olhar para o cidadão que está no seu bairro, na sua comodidade foi a melhor opção para se estruturar a festa. “E isso foi uma determinação da prefeita Jaqueline Coutinho que, olhando por este viés da coletividade e da brincadeira saudável e agregadora, sugeriu que o carnaval fosse até a população. E assim fizemos”, enfatizou.

Bairros como Carandá, Brigadeiro Tobias; Santa Bárbara; Parque das Laranjeiras, Vitória Régia e Vila Assis terão seu carnaval em atividades abertas.

Festa animal

E quem não deixa seu bicho de estimação fora das festas e brincadeiras não precisa se preocupar. Domingo, dia 23, no Parque das Águas, o espaço vai ser todinho deles. A Secult preparou o PET FOLIA com a participação do grupo musical CONJUNTO DOS CORAÇÕES DESIMPEDIDOS DO BAIXO CENTRO que vai fazer todo mundo dançar, das 9h às 12h. E vale fantasia pra todo mundo. Afinal, carnaval é o tempo de ser aquilo que se quer ser.

Vai ser no ritmo das chegadas e partidas que o usuário do transporte coletivo, também, será envolvido na festa. Como Momo não dá folga a muita gente na segunda-feira (24), os terminais Santo Antônio e São Paulo levam o carnaval aos trabalhadores e passantes que estiverem nesses locais. Das 16h às 17h30, no Santo Antônio, e das 18h às 19h30 no São Paulo, ODDI LÚCIO leva convidados para tocar e cantar músicas da atualidade e as clássicas do carnaval de todos os tempos.

O Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, será mais uma vez o espaço daqueles que chegaram à terça-feira ‘gorda’ e querem curtir mais tranquilidade, relaxamento e momentos de introspecção. Lá a Secretaria da Cultura vai fazer o CARNAZEN. Das 9h às 16h o parque vai oferecer música ao vivo; apresentações de arte, cursos e bate-papo com especialistas em técnicas de relaxamento.

É na terça, também, que o último bloco da cidade, o DO LAPA, se apresenta. Oriundo do Jardim São Paulo, ele vai reunir seus integrantes e a comunidade na Avenida Luiz Mendes de Almeida. A partir das 16h e até às 22h, é só entrar, pular, se distrair e brincar em família os últimos momentos do carnaval 2020.

Confira abaixo todos os locais e atrações preparadas para a festa. É tudo de graça.

20 DE FEVEREIRO – QUINTA FEIRA

BAILE DA TERCEIRA IDADE

10h às 12h e 14h às 16h

Grupo FAMA (10h às 12h) e Clidemir Leandro (14h) SECID

Local: Clube do Idoso – Parceria com SECID

21 DE FEVEREIRO – SEXTA FEIRA

BAILE DE CARNAVAL ESPECIAL

14h às 16h

Grupo FAMA

Local: Lar São Vicente de Paulo

BAILE DE CARNAVAL ESPECIAL

15h às 17h

Vinícius Rodrigues com Tributo a Elvis Presley

Local: Vila dos Velhinhos

BAILE DE CARNAVAL ESPECIAL

22h à 01h

Lys Araújo e banda

Local: Barracão Cultural

BLOCO DEPOIS

20h à 01h

Local: R. Eugênio Salerno

CARNATECA

19h às 22h

Grupo FAMA

Local: Biblioteca Infantil

OFICINA DE MÁSCARAS E MARCHINHAS DE CARNAVAL

13h às 16h

Coletivo Violão Imprevisto

Local: Biblioteca Municipal

22 DE FEVEREIRO – SÁBADO

ESPECIAL DE CARNAVAL

10h às 12h

Beto Costa e Juliana Silva

Local: Biblioteca Infantil

CARNATECA – MATINÊ DE CARNAVAL

16h às 18h

Grupo FAMA

Local: Biblioteca Infantil

BANDA NO CORETO

10h às 12h

Local: Brigadeiro Tobias

FOLIA NO BAIRRO

16h às 18h

Batucada Groove

Local: Vitória Régia

ROCK FOLIA

19h às 22h

Go Home e Kiss Infinity

Local: Parque dos Espanhóis

BLOCOS

KRUCATÁ – 15h às 22h

Local: Mercado Municipal

CARANGUEJO – 15h às 22h

Local: Jd. Leocádia

FESTIVAL DAS LANTERNAS

13h às 16h30

Local: Biblioteca Municipal de Sorocaba

23 DE FEVEREIRO – DOMINGO

PET FOLIA

9h às12h

O Fantástico Conjunto dos Corações Desimpedidos do Baixo Centro

Local: Parque das Águas

BANDA NO CORETO

10h às 12h

Local: Nova Sorocaba

MATINÊ NO CEU DAS ARTES

16h às 18h

DJ + DANÇARINAS: AXÉ

Local: CEU das Artes

FOLIA NO BAIRRO

16h às 18h

O Fantástico Conjunto dos Corações Desimpedidos do Baixo Centro

Local: Jardim Santa Bárbara

CARNA RAP

16h às 22h

40 GRUPOS DE RAP

Local: Praça Frei Baraúna

24 DE FEVEREIRO – SEGUNDA FEIRA

BANDA NO CORETO

16h às 18h

Local: Praça Pio XII

CARNAVAL NO TERMINAL

16h às 17h30

Oddi Lúcio e convidado

Local: Terminal Santo Antônio

CARNAVAL NO TERMINAL

18h às 19h30

Oddi Lúcio e convidado

Local: Terminal São Paulo

25 DE FEVEREIRO – TERÇA FEIRA

CARNAZEN

09 às 16h

Local: Campolim

MATINÊ PARQUE DOS ESPANHÓIS

16h às 18h

Lys Araújo e banda

Local: Parque dos Espanhóis

FOLIA NO BAIRRO

16h às 18h

Batucada Groove

Local: Carandá

BANDA NO CORETO

16h às 18h

Local: Aparecidinha

CARNAVAL ALTERNATIVO

20h à 22h

Dijane Paixão

Local: Parque dos Espanhóis

BLOCO LAPA

16h às 22h

Local: JD. São Paulo