Vice-prefeita participa de campanha da ONU

Vice-prefeita participa de campanha da ONU Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 06/12/2017 às 17:52
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:52
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A vice-prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira, a Adviser do Education USA, Noemi Benevenuto Fontão, e sua assistente, Victória Rocha, que colheram em vídeo o seu depoimento para a Campanha Global Una-se pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, movimento apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) através do movimento ONU Mulheres. A iniciativa tem a coordenação da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

De acordo com os organizadores, a campanha começou no último dia 25 de novembro, se estendendo até o próximo domingo, dia 10. Em Sorocaba, o a campanha terá a realização de palestras e ações afirmativas na próxima sexta-feira, no Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU) que integra a rede de 64 escritórios americanos (American Spaces).

A vice-prefeita, Jaqueline Coutinho, falou das ações que têm desenvolvido para lançar, no próximo ano, o Botão do Pânico, ou seja, uma medida de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. “Essa iniciativa beneficiará aquelas mulheres que já ingressaram na Justiça contra seus agressores ou opressores e, que assim, devem manter distância segura para o seu bem estar. Se trata de um aplicativo no qual o homem que desrespeite a proibição dessa proximidade, ela aciona o aplicativo e, imediatamente, um agente da Guarda Civil Municipal se dirigirá ao local do chamado, contribuindo para diminuir situações de maior agressividade como ameaças e até casos de morte”, disse e completou: “Essa é uma forma de ampliar a proteção à medida protetiva da própria Justiça que já estabeleceu  a distância que deve ser mantida para preservação física e psicológica da mulher.”

Noemi Benevenuto Fontão explicou para a vice-prefeita o propósito da campanha global Una-se que insere o município nas ações afirmativas de empoderamento feminino através da ONU e como a participação de Jaqueline Coutinho que, em sua carreira policial se destacou como delegada da Mulher, é importante nesse movimento. “A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil é mediadora da defesa da mulher nessa mobilização e, por essa razão, consideramos a senhora um ícone para esse tema tão importante na sociedade brasileira”, afirmou Noemi.

Durante o encontro Jaqueline, Noemi e Victória também analisaram a importância da novela global “O Outro Lado do Paraíso” que, mostrando a realidade de muitas brasileiras, levanta o debate sobre como as mulheres devem confrontar a violência doméstica. Durante a visita, a vice-prefeita também recebeu o laço-símbolo da campanha, na cor laranja.

Já no evento da próxima sexta-feira o depoimento da vice-prefeita será exibido em vídeo aos presentes, entre eles professores, alunos, autoridades militares e civis. “Quero congratular-me com essa campanha global que acontecerá em Sorocaba de tamanho significado por envolver um órgão como a ONU  e reafirmar que estamos aqui para trabalhar justamente pela defesa da mulher, pois defendemos políticas públicas que contribuam para o seu bem-estar e desenvolvimento social”, finalizou a vice-prefeita.