Vacinação contra febre amarela terá novo horário

Vacinação contra febre amarela terá novo horário Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/02/2018 às 13:54
  • Atualizado 12/09/2022 às 13:54
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Com o objetivo de otimizar recursos humanos e evitar o desperdício de doses, a Secretaria de Saúde (SES), decidiu remanejar o horário da distribuição de senhas para a vacinação contra a febre amarela. O Novo horário será das 8h às 13h, a partir de segunda-feira (19) nas Unidades Básicas de Saúde que fazem parte desse esquema de atendimento.

Anteriormente, as senhas eram distribuídas das 8h às 15h, porém, houve baixa procura pela população nas unidades. Esta situação poderia gerar risco de desperdício das doses. Segundo a SES, um frasco de vacina tem capacidade para imunizar 50 pessoas com as doses fracionadas e tem validade de até 6 horas após aberto.

As UBSs Haro, Márcia Mendes, Sorocaba I, Wanel Ville, Rodrigo, Maria do Carmo e Laranjeiras, vacinam 500 pessoas por dia. Já nas UBSs Cerrado, Simus, São Guilherme, Barão, Maria Eugênia, Nova Esperança, São Bento, Carandá, Angélica, Fiori, Mineirão, Nova Sorocaba, Habiteto, Paineiras, Ulisses, Vitória Régia, Éden, Barcelona, Escola, Hortência, Santana e Éden, serão 300 pessoas vacinadas por dia. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, por distribuição de senhas conforme ordem de chegada. Caso o quantitativo de senhas não excedam, as mesmas serão fornecidas até às 13h.

Apenas as UBSs Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Sabiá e Cajuru, usam do sistema de agendamento para vacinação. Essas regiões já receberam as ações preventivas contra a febre amarela e já atingiram ou estão próximas de atingir a cobertura de imunização.

De acordo com a SES, essa estratégia com diferentes quantitativos de doses diárias nas UBSs foi em decorrência da proporção de população assistida em cada região. A meta é que 87% da população de Sorocaba seja imunizada e o encerramento da campanha está previsto para início do mês de maio de 2018.

Para se vacinar, o cidadão deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e levar consigo o documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação. O endereço das 32 UBSs podem ser consultados no seguinte link – http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude/ .