Vacina contra a hepatite A está disponível em todas as UBSs de Sorocaba

Vacina contra a hepatite A está disponível em todas as UBSs de Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 02/09/2014 às 19:10
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:10
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), informa que as doses da vacina contra a hepatite A já estão disponíveis nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Devem ser imunizadas todas as crianças na faixa etária de 12 meses a dois anos incompletos. O objetivo da ação é prevenir e controlar a hepatite A na população de até 2 anos e, gradativamente, em toda a população.

De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema vacinal prevê uma dose única da vacina. Entretanto, será feito monitoramento da situação epidemiológica da doença para definir sobre a necessidade de inclusão de uma segunda dose no calendário da criança. Com a introdução da vacina contra hepatite A no Calendário Básico de Vacinação, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer 14 vacinas de rotina.

A chefe da VE de Sorocaba, Renata Guida Caldeira, lembra que é necessário os pais ou responsáveis levar a caderneta de vacinação da criança. As doses serão aplicadas durante o horário normal de funcionamento de cada UBS.

A hepatite A é habitualmente benigna e raramente apresenta uma forma grave. A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados. A estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados contribuem para a transmissão.

 

Segunda dose contra o HPV

Também está disponível na Rede Municipal de Saúde a segunda dose da vacina contra o HPV (papiloma vírus humano). Meninas com idades entre 11 e 13 anos que tomaram a primeira dose da vacina deverão procurar qualquer uma das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, durante horário de funcionamento de cada uma delas, para receber a segunda dose. A vacina protege contra o câncer de colo de útero.

Renata informa que é necessário tomar a segunda dose da vacina para que a menina fique protegida. Por isso, ela lembra que, se garota que tinha 13 anos de idade quando tomou a primeira dose e completou 14, também deve se dirigir até a UBS mais próxima de casa para tomar a segunda dose da vacina. A chefe da VE lembra ainda que, as meninas que não tinham 11 anos em março, mas que agora têm e não receberam a primeira dose, devem recebê-la também.

Mais informações pelo telefone da VE Sorocaba, que é o 3339-9232 (ramal 9281).