UPHs Zona Norte e Oeste serão administradas pelo Instituto Diretrizes; Prefeitura ratificou decisão nesta terça-feira

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 09/01/2019 às 14:56
  • Atualizado 12/09/2022 às 14:56
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba publicou na edição desta terça-feira (08) do jornal Município de Sorocaba a decisão de aceitar parcialmente recursos em seus processos de chamamento a entidades que pretendem fazer a gestão das unidades Pré-Hospitalares Zona Norte e Zona Oeste, mas manteve o Instituto Diretrizes como escolhido. O processo passará por homologação e ratificação da Secretaria de Saúde e, então, a OS será convocada para assinar o contrato.

Em dezembro, a previsão era que esse processo fosse concluído ainda em janeiro, mas a apresentação de recursos e sua posterior análise podem levar esse processo para o mês de fevereiro. Os recursos foram apresentados pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), entidade que foi inserida novamente no processo por decisão da Justiça. A inclusão não mudou o resultado, o que provocou o recurso, aceito parcialmente pela Prefeitura, que confirmou a melhor proposta para o Diretrizes.

O Instituto Diretrizes foi o mais bem avaliado entre as seis propostas válidas para a UPH Zona Norte, com pontuação de 9,968 pontos, mesma pontuação obtida na avaliação de propostas para a UPH Zona Oeste. Naquele processo, no entanto, foram sete as propostas concorrentes.

A Organização Social possuiu contratos de gestão com a Prefeitura de Barueri, onde administra uma unidade de Saúde da cidade: o Pronto Socorro do Parque Imperial. O contrato foi assinado em outubro de 2018.

Publicados originalmente em 8 de junho, os editais passaram por 6 alterações, em pelo menos 25 itens, cada um. Em 10 de agosto, o processo foi interrompido pela Justiça, atendendo solicitação da Associação Paulista de Gestão Pública (APGP). Em virtude da decisão da justiça, com base na Lei de Licitações (8.666/93), a Prefeitura teve de abrir novamente prazo para cadastramento de propostas das Organizações Sociais, o que atrasou a implantação do sistema de Gestão Compartilhada das unidades de saúde.

Em entrevista ao Jornal Z Norte em agosto, o prefeito José Crespo afirmou que o processo de Gestão Compartilhada, a terceirização das UPHs da cidade, como ocorre com a UPA do Éden e UPH Zona Leste, seria fundamental para o Plano de Reestruturação da Saúde. Ele aposta neste modelo para melhorar a qualidade dos serviços prestados na cidade.

“A questão da gestão compartilhada é um horizonte muito melhor, mas para chegar ao horizonte você tem que andar e as pessoas começam a reclamar. Você tem que forçar, tirar da zona de conforto, aguentar a crítica, mas na certeza que, quando o processo terminar, a situação destas mesmas pessoas vai ficar tão melhor que elas vão reconhecer, ou pelo menos, vão ficar mais contentes com o seu trabalho. Não tem como convencer apenas com discurso, tem que mostrar”, afirmou o prefeito.