UPH Zona Norte e SAMU salvam vida de GCM

UPH Zona Norte e SAMU salvam vida de GCM Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 23/01/2019 às 13:08
  • Atualizado 12/09/2022 às 13:08
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Um atendimento inesperado ocorreu na manhã da última terça-feira (22) na Unidade Pré-Hospitalar Zona Norte. Por volta das 7h, uma enfermeira que estava indo embora, passou pelo estacionamento e percebeu a cor estranha em que se encontrava o guarda civil municipal (GCM) que trabalha na unidade. Ele estava sentado em uma cadeira no estacionamento próximo das ambulâncias, assim que a profissional de enfermagem percebeu que ele não estava bem, imediatamente o colocou no chão e chamou ajuda para começar a reanimação cardiopulmonar. Atendido prontamente pela equipe de saúde presente, e devido à transição de plantão, todos os condutores, auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos prestaram ajuda e deram toda a assistência necessária.

De acordo com a Coordenadora de Enfermagem do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Regional de Sorocaba, Érica Nihei, o guarda civil municipal teve que ser intubado, além da reanimação cardiopulmonar, após restabelecer batimento cardíaco. O GCM foi imediatamente conduzido para a sala de emergência da UPH Zona Norte, para se estabilizar e ser encaminhado para o Hospital Modelo. Conforme a coordenadora médica, Dra. Katia Kaam Salvestro Fernandes, o guarda municipal ainda está intubado, e o quadro clínico é estável no momento.

A equipe que realizou o atendimento efetivamente foi composta pelo médico Dr. Elias Saad e os enfermeiros Rogério Rodrigues de Carvalho e Thiago Martins de Oliveira, com ajuda de vários auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. Ainda segundo Érica, todos da base estavam empenhados nesse momento. “Era muita gente ajudando e querendo prestar todo o auxílio necessário para reanimar o paciente”, comenta.