UPH Zona Leste será inaugurada no próximo dia 28

UPH Zona Leste será inaugurada no próximo dia 28 Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 21/08/2013 às 22:40
  • Atualizado 12/09/2022 às 22:40
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Localizada na Avenida Nogueira Padilha, a terceira e nova Unidade Pré-Hospitalar da cidade será gerenciada e operada pelo BOS e integrará a rede municipal de urgência e emergência, contribuindo para desafogar o sistema


Localizada na Avenida Nogueira Padilha, a terceira e nova Unidade Pré-Hospitalar da cidade será gerenciada e operada pelo BOS e integrará a rede municipal de urgência e emergência, contribuindo para desafogar o sistema

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), entrega oficialmente à população, às 16h30 da próxima quarta-feira (28), a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Leste, uma importante unidade de saúde que integrará a rede municipal de urgência e emergência e contribuirá para desafogar o sistema, reduzindo inclusive a procura pelo Pronto-Socorro Municipal, instalado na Santa Casa de Sorocaba.

“A saúde é nossa prioridade absoluta. A Prefeitura, obrigada aplicar 15% dos recursos orçamentários em saúde, está investindo 30%, ou seja, o dobro. Os resultados desta priorização começam a surgir, com a inauguração da UPH Zona Leste. Gerenciada e operada pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), a nova unidade atenderá a população das zonas Leste e Centro-Sul da cidade, que merece um atendimento mais eficiente na área de urgência e emergência”, comenta o prefeito Antonio Carlos Pannunzio.

A nova e terceira UPH do município funcionará em um prédio de propriedade do BOS, que possui 1.967,63 metros quadrados de área construída e que está localizado na avenida Nogueira Padilha, próximo à rodovia Raposo Tavares. O BOS, por meio de convênio celebrado com a Prefeitura de Sorocaba, nos moldes da contratualização, será o responsável pela operacionalização e gerenciamento da unidade.

A UPH Zona Leste atenderá as regiões Leste e Centro-Sul de Sorocaba, cuja população é estimada em cerca de 150 mil habitantes. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Armando Raggio, a unidade terá a capacidade de realizar até 30 mil consultas por mês. “Imediatamente, estamos estimando que a UPH da Zona Leste será capaz de fazer 60% desse atendimento no primeiro semestre do convênio, ou seja, 18 mil atendimentos por mês. Esperamos que o número de atendimentos vá aumentando até alcançar os 30 mil durante o período do convênio”, diz o secretário da Saúde.

A UPH Zona Leste funcionará 24 horas por dia e oferecerá atendimentos a adultos e crianças, com médicos plantonistas na área de clínica geral e pediatria. Na retaguarda, serão 17 leitos disponíveis para observação, sendo 10 para adultos, cinco infantis e dois de isolamento. A unidade conta ainda com setores como sala de espera, setor de atendimento e urgência, sala de eletrocardiografia, sala de gesso/imobilização de fraturas, sala de exames de radiologia, posto de enfermagem e sala de inalação.