UBS Wanel Ville terá mutirão de papanicolau neste sábado

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 23/08/2018 às 17:00
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:00
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Secretaria da Saúde (SES) realizará um mutirão para coleta de exame preventivo do câncer do colo de útero neste sábado (25), das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Wanel Ville. O objetivo da ação é permitir o acesso do papanicolau às mulheres que não conseguem realizar seus exames preventivos no horário normal de funcionamento da unidade.

De acordo com a SES, foram agendadas 48 pacientes para a realização do procedimento. O objetivo é identificar lesões sugestivas de câncer e encaminhar essas mulheres para investigação e tratamento. Os agendamentos tiveram a colaboração das agentes comunitárias de saúde que realizaram busca ativa durante as visitas domiciliares.

Papanicolau é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente.

A UBS Wanel Ville fica situada à Rua Alexandre Caldini, 442.