UBS Vila Barão faz mutirão para coleta de exame preventivo de câncer de colo de útero

UBS Vila Barão faz mutirão para coleta de exame preventivo de câncer de colo de útero Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 29/07/2018 às 10:06
  • Atualizado 12/09/2022 às 10:06
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Dezenas de mulheres foram convocadas pela Secretaria de Saúde de Sorocaba, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Barão para a coleta de exame preventivo do câncer do colo de útero e avaliação de resultados pendentes, neste sábado (28). Os resultados dos exames colhidos hoje deverão estar prontos em aproximadamente trinta dias.

A ação teve por objetivo oferecer 48 vagas para coleta de exame de Papanicolau às mulheres com exame em atraso e 50 vagas para mulheres com resultados já disponíveis e que por motivos diversos não passaram em consulta para avaliação.

Papanicolau é o exame que deve ser realizado por todas as mulheres com vida sexualmente ativa (ou que tenham sido em algum momento), pelo menos uma vez ao ano. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve, principalmente, para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.