Sorocaba terá Conferências Locais de Saúde

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 03/01/2017 às 17:13
  • Atualizado 30/09/2022 às 17:13
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

No dia 26 de maio, das 8h às 12h, serão realizadas as Conferências Locais de Saúde, que são preparatórias para a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Sorocaba. Os encontros ocorrerão em 32 locais diferentes, tendo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como referência para que sejam debatidas e elaboradas propostas de todas as regiões da cidade destinadas à melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Os interessados deverão procurar a UBS mais próxima de sua residência para mais informações.

O evento é organizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), e pelo Conselho Municipal da Saúde (CMS). O tema central desta edição é “Saúde como direito e compromisso de todos; consolidação e financiamento do SUS”. Na ocasião, serão eleitos oito delegados de cada unidade, sendo quatro usuários SUS, dois trabalhadores do SUS e dois representantes de gestores/prestadores do Sistema Único de Saúde. Estes delegados serão os responsáveis pelo voto de aprovação das melhores propostas para a Saúde Publica do município, na 8ª Conferência Municipal.

A participação dos moradores nas Conferências Locais é fundamental para abordar as necessidades de cada região da cidade e ampliar as opiniões e sugestões, que serão debatidas na Conferência Municipal de Saúde. “As conferências locais são espaços democráticos de construção da política de saúde, é o local onde o povo se manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera”, destaca a coordenadora geral da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Sorocaba, Lígia Gomes Zanella.

8ª Conferência Municipal de Saúde

Evento onde serão discutidas e votadas todas as propostas oriundas das Conferências Locais e de onde sairá o “Documento Final da Conferência” com todas as propostas para melhorar a situação da saúde em Sorocaba e definir as diretrizes de acordo com os princípios do SUS. Este é o objetivo da 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento será realizado no dia 16 de junho, das 8 às 15h, por meio da Secretaria de Saúde (SES) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), na Unip (Universidade Paulista), situada à avenida Independência, 210, no Éden.

 

Conselho Municipal de Saúde

O CMS é um órgão de formação paritária com representantes dos gestores, dos funcionários e dos usuários da rede pública de saúde de Sorocaba e tem caráter deliberativo nas questões da saúde municipal.