Sorocaba registra o primeiro caso de dengue em 2014

Saúde 03 fev / 2014 às 21:46

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Área de Vigilância em Saúde, confirmou nesta segunda-feira (3) o primeiro caso de dengue da cidade, neste ano de 2014. A pessoa mora no bairro Wanel Ville, na Zona Oeste, e contraiu a doença no município, logo, trata-se de um caso autóctone.

“A confirmação do primeiro caso de dengue contraído na cidade nos faz reforçar o alerta de que o combate à dengue deve ser permanente, ou seja, durante o ano todo. Cada sorocabano deve vistoriar sua casa, pelo menos uma vez por semana, eliminando todos os possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue”, comenta a coordenadora da Regional Sudoeste da SES, Elaine Osório.

Agentes da Divisão de Zoonoses da SES já realizaram a operação de bloqueio na região onde o paciente reside. A ação foi desenvolvida para reduzir o risco de novos casos, com a remoção de criadouros do mosquito. Além disso, os agentes passaram orientações aos moradores e buscaram outras pessoas com sintomas da doença.

Atenção com os sintomas

Quem apresentar febre, dor nas articulações, dor atrás dos olhos ou manchas vermelhas pelo corpo – os sintomas clássicos da dengue – deve procurar imediatamente uma unidade de saúde, seja pública ou privada. Elaine explica que a avaliação deve ser feita o mais rápido possível para que, se houver suspeita da doença, o médico pedir a notificação obrigatória junto à Vigilância Epidemiológica (VE), que irá garantir a realização do exame específico e das ações de controle para evitar que o caso se espalhe.

 


Mais Notícias