Sorocaba recebe doses da vacina pentavalente

Sorocaba recebe doses da vacina pentavalente Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 09/10/2019 às 11:02
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:02
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

No final da tarde desta terça-feira (8), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), recebeu 1.600 doses da vacina pentavalente. A previsão é que até esta quinta-feira (10) as doses da vacina estejam à disposição da população nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As vacinas são fornecidas pelo Ministério da Saúde aos Estados, que por sua vez, as repassam aos municípios. De acordo com a SES, o município mantém contato permanente com o Estado para sinalizar a falta das vacinas e verificar a possibilidade de encaminhamento de novas doses.

Segundo o Ministério da Saúde, a falta da vacina pentavalente nos municípios decorreu da reprovação de lotes recebidos do laboratório Biologicals E Limeted India, pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Visando proteger a população, o Ministério solicitou a não distribuição e exigiu a substituição dos lotes à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo B, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. As crianças devem tomar três doses da vacina: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida.

Falta das vacinas DTP e Tetraviral

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Sorocaba informa ainda que continua com o estoque zerado para as vacinas Tetraviral e DTP. O município aguarda pelo recebimento dessas doses por meio do GVE (Grupo Regional de Vigilância Epidemiológica). Ainda não há uma previsão.