Sorocaba já confirmou 14 casos de dengue nesse ano

Sorocaba já confirmou 14 casos de dengue nesse ano Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 15/03/2014 às 12:51
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:51
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Deste total, doze são autóctones e dois importados. Os pacientes residem em cinco regiões diferentes da cidade.


A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) confirmou nove novos casos de dengue no município. Primeiro boletim da doença divulgado neste ano pela Vigilância Epidemiológica (VE), na tarde desta sexta-feira (14), aponta que foram registrados na cidade, desde o início do ano até a última quarta-feira (12), catorze casos da doença no total, sendo doze autóctones e dois importados. Foram 902 casos suspeitos notificados até esta mesma data.

De acordo com o boletim, os casos foram registrados em cinco regionais da SES,  que abrangem as regiões de bairros como Aparecidinha, Cerrado, Wanel Ville, Jardim São Guilherme, Vila Angélica e Vila Hortência, por exemplo.

A diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos, informa que as ações de bloqueio foram realizadas em todas as regiões onde foram registrados casos positivos, tanto no local onde a pessoa reside quanto naquele onde ela pode ter contraído a doença ou esteve durante o período de transmissibilidade, inclusive em alguns casos, em mais de uma localidade.

Daniela lembra que os índices da Avaliação de Densidade Larvária  (ADL) realizada em janeiro deste ano foram relativamente baixos – a média do município ficou em um – quando comparadas às avaliações do mesmo período em anos anteriores. “Isto se deve provavelmente à baixa pluviosidade apresentada neste início do ano. Mas não podemos baixar a guarda no combate à dengue, que deve ser permanente. Pedimos que todos dediquem um pouco do seu tempo pelo menos uma vez por semana para verificar suas casas e eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença”, orienta.