Sorocaba e região registram 12 mortes por Gripe H1N1

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 04/08/2018 às 12:29
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:29
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Subiu para 12 o número de mortes por H1N1 na região metropolitana de Sorocaba neste ano. Ao todo, são 26 casos confirmados da doença no total, e dos 12 que evoluíram a óbito 8 são moradores da cidade e 4 da região, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Até o momento, 29 casos foram diagnosticados como Influenza A (H1N1), sendo 17 moradores de Sorocaba e 12 moradores de municípios da região: Iperó (2), Votorantim (5), Itu (1), Tatuí (1), Salto (1) e Salto de Pirapora (2).

Destes casos, 12 evoluíram a óbito, sendo 8 moradores de Sorocaba e 4 moradores de municípios da região: Votorantim (2), Tatuí (1) e Salto de Pirapora (1).

A secretária de Saúde de Sorocaba, Marina Elaine Pereira, reforçou junto ao governador Márcio França (PSB) no último dia 23 de julho pedido para que o medicamento Tamiflu (Oseltamivir), utilizado no tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave, continue sendo enviado a Sorocaba para que os pacientes não fiquem desassistidos.

A Secretaria de Saúde ressalta que é importante que todas as pessoas incluídas nos grupos prioritários procurem as unidades de vacinação da cidade. Existem doses da vacina disponíveis nas 32 UBSs de Sorocaba.

 

Os grupos prioritários são:

– idosos a partir de 60 anos
– crianças de seis meses aos menores de cinco anos
– trabalhadores de saúde
– professores das redes pública e privada
– gestantes e mães com até 45 dias após o parto
– pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas
funcionários do sistema prisional
– Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar, alerta a secretaria.

Cuidados necessários

Além da vacina, há outras formas de prevençao e de ajudar a não propagar a doença, recomendadas pela Secretaria da Saúde. São elas:

– Lavar e higienizar as mãos com frequência
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa
– Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca
– Ter boa alimentação e beber bastante líquido
– Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe
– Manter a sua casa bem arejada