Serviço de diagnóstico e tratamento do câncer de mama e ginecológico passa a funcionar em Sorocaba

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 07/01/2013 às 09:55
  • Atualizado 30/09/2022 às 09:55
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Iniciativa somará esforços para a implantação do Centro de Referência para Diagnóstico Avançado em Câncer de Mama e Ginecológico

 

Mais um importante passo foi dado para garantir atendimento às mulheres que buscam por serviços de diagnóstico e tratamento do câncer. Com recursos na ordem de R$ 600 mil destinados pela deputada Iara Bernardi (PT) e com a contribuição financeira do Fundo Nacional de Saúde, passa a funcionar em Sorocaba o Serviço de Referência para o Diagnóstico e Tratamento de Lesões Precursoras do Câncer de Colo de Útero e de Mama, que será realizado na Policlínica Municipal. O projeto que estabelece o atendimento no município foi apresentado no último dia 05/05, durante reunião entre a deputada Iara, o secretário de Saúde, Armando Raggio e os diretores do Gpaci – Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil.

O Serviço chega para atender a Portaria 189, instituída pelo Ministério da Saúde, que indica aos hospitais oferecerem ações voltadas ao diagnóstico precoce da doença e o tratamento custeado pelo governo federal. A iniciativa somará esforços para a implantação do Centro de Referência para Diagnóstico Avançado em Câncer de Mama e Ginecológico (CRDACG) em Sorocaba, bandeira levantada por Iara desde o ano passado.

O CRDACG defendido pela parlamentar petista seria instalado no Gpaci, proposta que ainda não foi descartada, mesmo com a sugestão de Raggio em compartilhar os serviços com as demais casas de saúde, como Santa Casa e AME – Ambulatório Médico de Especialidades, tornando, assim, uma rede especializada. Além do recurso destinado pela deputada à prefeitura, R$ 500 mil em emendas também foram garantidas para o Gpaci, que utilizará o montante na compra de equipamentos para o hospital.

 

Atendimento

De acordo com o projeto apresentado à deputada, o atendimento de referência será feito pelos especialistas em ginecologia das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que procederão com a solicitação de exames, estes, feitos nos prestadores conveniados ou na própria Policlínica. De acordo com a avaliação e necessidade, as mulheres serão direcionadas para atendimento especializado na Policlínica, por meio de guias de encaminhamento. É válido destacar que, no mês de aniversário, as pacientes não precisam marcar suas consultas, basta se dirigir a uma das UBSs e solicitar atendimento.

Nos casos de tratamento cirúrgico, serão disponibilizados os exames pré-operatórios com agilidade, assim como encaminhamento para internação. As cirurgias serão feitas na Santa Casa, no Conjunto Hospitalar e no AME. Para a realização dos serviços, o Ministério da Saúde destinará aparelhos para radioterapia e aceleradores nucleares.

O serviço na Policlínica deverá funcionar de segunda a sexta-feira, contando com 15 horas de médico ginecologista e 30 horas de médico mastologista, além dos demais profissionais de enfermagem e radiologia envolvidos.

Questionado por Iara se o número de profissionais (oito no total, divididos em médicos, enfermeiras e técnicos de enfermagem) seria adequado para atender a demanda, Raggio afirmou que sim, mas se comprometeu a ampliar o quadro caso a demanda não seja compatível com o número de médicos e enfermeiras: “Se for necessário, ampliaremos com certeza”, garantiu. “Mas neste momento acreditamos que o quadro atual consiga suprir a procura”, disse.

A deputada, por outro lado, afirmou que tanto a aplicação dos recursos como o atendimento prestado às mulheres serão acompanhados diretamente por ela, que cobrará da prefeitura o cumprimento da portaria instituída pelo Ministério da Saúde. “Meu mandato fará o acompanhamento de algumas das mulheres atendidas pelo serviço, inclusive, ficaremos atentos sobre a continuidade desse atendimento caso haja necessidade”, afirmou a parlamentar.