Saúde realiza reunião técnica sobre a doença pelo vírus Ebola

Saúde realiza reunião técnica sobre a doença pelo vírus Ebola Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 14/10/2014 às 11:59
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:59
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Área de Vigilância em Saúde e da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VE), realizou na tarde desta segunda-feira (13), uma reunião técnica sobre a doença causada pelo vírus Ebola. O objetivo do encontro, que reuniu os coordenadores das Regionais de Saúde da SES; funcionários da Rede Municipal de Saúde, de hospitais da cidade e do Samu-192; representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil, teve como objetivo orientar e apresentar as fontes oficiais e confiáveis de informações sobre a doença, para que eles saibam como proceder na hipótese de casos suspeitos e orientar corretamente a população.

A reunião, que ocorreu no Salão de Vidro do Palácio dos Tropeiros, foi conduzida pela diretora da Vigilância em Saúde, Daniela Valentim dos Santos. “Este é um momento de proatividade. Realizamos este encontro para passar informações seguras a todos os profissionais envolvidos. A atual situação é de monitoramento e a possibilidade de haver casos importados é baixa, pois a transmissão só ocorre após o aparecimento dos sintomas e se dá por meio do contato com sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos infectados”, comentou Daniela.

Durante o encontro, Daniela explicou que o protocolo estadual de saúde sobre Ebola determina que os casos suspeitos deverão ser notificados imediatamente, e serão atendidos no Hospital Emílio Ribas, que é a referência para o Estado de São Paulo, com transporte feito pela equipe do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (GRAU).

Além desta reunião, a Vigilância em Saúde tem emitido para toda a rede de saúde do município, pública e privada, alertas epidemiológicos sobre Ebola, com base nas informações transmitidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Todos os profissionais de saúde são incumbidos à questionar sobre locais de viagem para os pacientes, visando a identificação de casos de Ebola e Chikungunya.