Saúde realiza ação de prevenção da sífilis e HIV no dia dos namorados

Saúde realiza ação de prevenção da sífilis e HIV no dia dos namorados Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 11/06/2018 às 11:46
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:46
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Secretaria de Saúde (SES), por meio do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, realizará uma ação de prevenção da síflis e HIV no dia dos namorados, na próxima terça-feira (12). O trabalho de sensibilização à população será feito no Terminal Santo Antônio, das 14h às 18h. Uma equipe do programa ficará encarregada em distribuir “kits do Amor Consciente” composto de materiais educativos e insumos de prevenção.

Segundo a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Helena Solla, o objetivo da ação é alertar a sociedade sobre a síflis e o HIV e para o risco de propagação de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HPV, herpes genital, gonorreia e hepatites. “O preservativo ainda é o método mais eficiente de prevenção das ISTs. Temos percebido um aumento no número de casos novos de sífilis em Sorocaba, assim como tem ocorrido no país, e estamos detectando cada vez mais casos de HIV. No caso do uso inadequado do preservativo, o indivíduo que se expôs às ISTs deve procurar o SAME/CTA em até 72h para realizar a Profilaxia Pós Exposição – PEP (testes rápidos + medicação). No caso de algum resultado positivo, o tratamento pelo SUS é completo e gratuito”, explica Helena.

De acordo com a coordenação, serão distribuídos 1.000 “kits do Amor Consciente”. O kit será composto de três preservativos masculinos, um preservativo feminino, um gel lubrificante e materiais impressos sobre os cuidados à prevenção das ISTs.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o SAME (O Serviço de Atendimento Municipal Especializado) contam com uma equipe multiprofissional e oferece atendimento individual de aconselhamento em DST/HIV/Hepatites Virais. Lá também é feita a testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, além de campanhas educativas com foco na prevenção das DST/HIV/Hepatites, por meio de parcerias, distribuição de insumos de prevenção e materiais educativos. O horário do CTA/SAME é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira e fica situado à Rua Manoel Lopes, 220 – Vila Hortência.