Saúde realiza ação de prevenção da sífilis e HIV no Cajuru

Saúde realiza ação de prevenção da sífilis e HIV no Cajuru Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 05/07/2018 às 16:43
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:43
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Secretaria de Saúde (SES) de Sorocaba, por meio do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, realizou uma ação de prevenção das Hepatites B e C, da sífilis e do HIV na última quarta-feira (4), das 9h às 16h, no Ginásio Municipal Nilton Torres, no bairro Cajuru, na Zona Industrial da cidade. Na ocasião, foram atendidas 52 pessoas dessa região.

Realizada em parceria com Unidade Básica de Saúde (UBS) Cajuru, a Área de Residência em Saúde, a Secretaria de Esportes e Lazer (Semes) e a ONG Projeto Cruzada Radical (PCR), objetivo da ação foi de dar acesso aos testes rápidos e ao diagnóstico precoce nessa população que tem mais dificuldade de chegar ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e ao Serviço de Atendimento Municipal Especializado (SAME).

O intuito foi de disponibilizar aos pacientes atendimento sem a necessidade de um encaminhamento e totalmente gratuito, bastando ao interessado levar apenas um documento de identificação com foto.

O atendimento foi feito por duas profissionais do programa IST/AIDS, agentes comunitários de saúde e residentes, que realizaram os testes rápidos, que usam sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 30 e 40 minutos, servindo para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

A coordenadora do CTA, Helena Solla, explica que esses atendimentos buscam beneficiar toda a população. “É necessário descentralizar o atendimento e atingir um público maior, levando informações sobre prevenção e cuidado das IST. Parcerias como essa, que envolvem a comunidade local, têm relevante valor, pois apresentam melhores resultados”, comenta a coordenadora.

O CTA e o SAME contam com uma equipe multiprofissional e oferece atendimento individual de aconselhamento em DST/HIV/Hepatites Virais. Lá também é feita a testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, além de campanhas educativas com foco na prevenção das DST/HIV/Hepatites, por meio de parcerias, distribuição de insumos de prevenção e materiais educativos.

O CTA/SAME atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e está situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência.