Saúde promove encontro em comemoração dos profissionais de enfermagem

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 11/01/2017 às 16:57
  • Atualizado 30/09/2022 às 16:57
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Na última quinta-feira (10), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), promoveu um encontro em comemoração ao Dia Mundial do Enfermeiro (12 de maio) e ao Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20 de maio). O evento foi realizado no Centro de Referência em Educação (CRE) e contou com cerca de 80 profissionais da área.

Com o objetivo de promover uma educação permanente e proporcionar um momento de confraternização entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, o encontro teve como tema a “Comunicação”, que trouxe em duas palestras, elementos do autoconhecimento que podem auxiliar o profissional a otimizar o seu atendimento na rede pública de saúde.

“Para este ano, a Secretaria de Saúde almejou abordar um tema que fosse lúdico, e que ao mesmo tempo servisse de educação permanente para os profissionais. Hoje, nós entendemos que o cenário da saúde tem complicadores como assistir as pessoas em os seus níveis de atenção biopsicossociais, portanto, o elemento da comunicação é fundamental para que nós possamos entender as formas de abordar os mais diversos indivíduos, aumentando a qualidade do atendimento e fazendo com que o paciente possa entender os procedimentos que são realizados”, contou a supervisora de área de saúde, Karin Cristina.

O encontro se iniciou com a palestra “Quem não se comunica se trumbica”, com a psicóloga do Ambulatório de Saúde Ocupacional, Ilda Zaideman Azar, que trouxe aos profissionais, com o auxílio de atividades práticas, a reflexão de como a comunicação entre as pessoas e a percepção de cada um afetam o ambiente de trabalho. “Devemos falar bastante de como a percepção de alguém interfere na do outro e como isso pode entrar em um acordo para que a comunicação, efetiva e eficaz, aconteça beneficiando ambas as partes”, resumiu a psicóloga.

Na sequência, a consultora em comunicação e escritora, Bruna Gasgon, e o ator Wagner Maciel, apresentaram a palestra escrita por Bruna, e reconhecida pela mídia nacional – “Como conviver bem com pessoas que você não suporta”, contando com cenas teatrais que exemplificam com muito humor, os perfis de diferentes tipos de pessoas e demonstrando como abordá-las, através de situações do cotidiano. “Todos nós somos difíceis para alguém em algum momento e nessa palestra eu busco o autoconhecimento, pois se nós sabemos o que estamos fazendo de errado, conseguimos facilitar a vida dos colegas de trabalho. A tendência é sempre colocarmos a culpa nas pessoas e quase nunca assumimos a responsabilidade”, explicou a palestrante.

A enfermeira da Rede Básica de Saúde, Taiza Adrião, que atua na Unidade de Saúde da Família – Habiteto, também é cantora, e abrilhantou o evento ao lado de seu marido Marcos Morais e seu primo Lucas Adriano, cantando músicas como “Tiro ao Álvaro”, de Elis Regina. “O convite para cantar nesse evento foi um presente, afinal, também sou enfermeira e esse é o momento que temos para refletir. A nossa profissão, além da arte do cuidar, é uma ciência. Temos que ter um momento de estudo e aprender neste encontro confraternizando com os colegas de forma muito prazerosa”, declarou Taiza.

As datas

No dia 12 de maio, comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro em homenagem à Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo, e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, é comemorado no dia 20 do mesmo mês, o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem à Ana Néri, grande personagem da enfermagem brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.