Saúde orienta sobre prevenção da pneumonia

Saúde orienta sobre prevenção da pneumonia Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 12/11/2019 às 15:10
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:10
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

No dia que em se comemora o Dia Mundial da Pneumonia, 12 de novembro, a Secretaria da Saúde (SES) destaca a importância da prevenção da doença, que segue sendo a principal causa de morte em crianças de até 5 anos de idade em todo o mundo.

A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo), ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido às mudanças bruscas de temperatura. Essas mudanças comprometem o funcionamento dos pelos do nariz, responsáveis pela filtragem do ar aspirado, o que acarreta em uma maior exposição aos micro-organismos causadores da doença.

A pediatra da SES, Maria Fernanda Benevenuto, explica que os sintomas mais comuns da doença são tosse com secreção, onde pode haver sangue misturado, febre alta com possibilidade de atingir até a 40°C, calafrios e falta de ar, ou dor no peito durante a respiração. “O diagnóstico é feito por meio da história do paciente, do exame clínico e de raio-x do tórax. Exames complementares também podem ser necessários para identificar o agente causador da doença”, explica a médica.

Maria Fernanda também reforça que as formas de prevenção são simples. “Lavar as mãos, não fumar, evitar aglomerações e se vacinar. Atualmente, existem vacinas disponíveis para a pneumonia pneumocócica que, mesmo não sendo capazes de prevenir todos os casos de pneumonia, podem evitar as formas mais graves. A vacinação contra a gripe reduz bastante as hospitalizações por pneumonias e a mortalidade global pela doença”, destaca a pediatra.

Tratamento

Nas pneumonias bacterianas deve-se usar antibióticos. Atualmente, amoxicilina, azitromicina e claritromicina são os medicamentos mais recomendados no tratamento das pneumonias comunitárias, que comprometem pessoas previamente saudáveis. Na maior parte das vezes, quando a pneumonia é causada por vírus, o tratamento inclui apenas antitérmicos e analgésicos para aliviar os sintomas, podendo ser necessários medicamentos antivirais nas formas graves da doença. Nas pneumonias causadas por fungos, utilizam-se medicamentos específicos. É muito importante saber que, se não tratada, a pneumonia pode evoluir para um quadro mais grave, causando até a morte.