Saúde inicia medidas para o fortalecimento da Atenção Básica

Saúde inicia medidas para o fortalecimento da Atenção Básica Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 11/06/2018 às 11:22
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:22
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

UPHs Zona Oeste e Zona Norte terão atendimentos para adultos e crianças

Com a missão de fortalecer e reestruturar a Atenção Básica de Sorocaba (Unidades Básicas de Saúde), a Prefeitura de Sorocaba iniciou as primeiras medidas nessa sexta-feira (08). Trata-se da publicação de dois editais de chamamento público para que Organizações Sociais realizem o gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde. Neste primeiro momento, os dois chamamentos são para efetuar a gestão das Unidades Pré-hospitalar Zona Oeste e Zona Norte.

Após essas Oss assumirem, as UPHS Zona Oeste e Zona Norte terão clínicos gerais para atender adultos e pediatras para o atendimento de crianças. A unidade da Zona Norte contará com 159 profissionais entre médicos, administrativos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, farmacêuticos, coordenador administrativo e diretor geral técnico. Já a unidade da Zona Oeste terá 148 contratados para exercerem as mesmas áreas multiprofissionais. O encerramento das fases dos editais de chamamento e contratação das Organizações tem previsão para o mês de agosto de 2018.

De acordo com o Poder Executivo, profissionais concursados dessas duas unidades de urgência e emergência serão remanejados para as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o que trará mais médicos e diminuirá as filas de espera por consultas na Atenção Básica. “Bem planejada e fiscalizada, a gestão compartilhada feita por organizações sociais, nos dará qualidade e menor custo na saúde”, afirmou o prefeito José Crespo. A previsão é que tenha um aumento de mais de 600 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos nas UBSs.

Para a secretária de Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, Sorocaba terá um novo cenário e melhor na saúde pública. “Nesse novo modelo de gestão, o principal objetivo é fortalecer a Rede de Atenção Básica de Saúde. Em um período de médio prazo, a população não sofrerá com a falta de médicos nas UBSs”, destacou a titular da saúde.

As OSs interessadas terão até o dia 10 de julho de 2018, das 9h30 às 10h30, para entregar dois envelopes contendo documentos de habilitação e plano de trabalho. Esses documentos deverão ser protocolados na Secretaria de Licitações e Contratos (SELC), situada na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, Alto da Boa Vista – 1° andar. Mais informações devem ser consultadas no site: https://api.sorocaba.sp.gov.br/pub-consulta/#/publicacoes .