Saúde enviará profissionais para encontro sobre problemas respiratórios

Saúde enviará profissionais para encontro sobre problemas respiratórios Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 10/07/2018 às 16:10
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:10
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), em parceria com o laboratório Boehringer Ingelheim, enviará três profissionais da rede pública de saúde para o I Encontro Luso-Brasileiro de Grupos de Trabalhos Respiratórios, que ocorrerá no mês de agosto em Guarulhos (SP). Um médico cirurgião torácico da Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf” e dois clínicos gerais e uma enfermeira das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram escolhidos para participarem dessa capacitação.

De acordo com a SES, não haverá custo para o Poder Executivo, pois a qualificação e a hospedagem serão pagas pelo laboratório que atua em parceria com a Secretaria de Saúde. O objetivo dessa participação é promover uma atualização em doenças respiratórias para aprimorar o atendimento dos pacientes em Sorocaba.

Para o médico e coordenador da Policlínica, Dr. Paulo Gurres, essa ação será uma chance de expandir o conhecimento na rede pública de saúde da cidade de Sorocaba. “Indiquei um cirurgião torácico por ter ligação e envolvimento na interpretação das espirometrias. Ou seja, exames de função pulmonar que são feitos aqui na Poli e traz informações diagnósticas importantes sobre os pacientes”, explica. Ainda segundo o coordenador, mais dois médicos da Rede de Atenção Básica foram escolhidos para serem multiplicadores dos conhecimentos em outras unidades.

O curso terá como tema “O cuidado Integral da Pessoa com Doença Respiratória Crônica: Desafios e Necessidades do Mundo Real”. Serão dois encontros nos dias 17 e 18 de agosto, na Associação Paulista de Medicina Regional, em Guarulhos. A missão da realização é envolver e sensibilizar gestores, profissionais de saúde da Atenção Básica de Saúde, Atenção Especializada, estudantes e residentes de medicina de família, comunidade e residentes da equipe multidisciplinar na melhoria da gestão do cuidado nas Doenças Respiratórias Crônicas para reduzir o impacto social e econômico causado por essas condições.