Saúde confirma 28 novos casos de dengue

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 01/01/2013 às 10:36
  • Atualizado 30/09/2022 às 10:36
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

De acordo com o Boletim Epidemiológico, divulgado excepcionalmente nesta quarta-feira (30) pela Área da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), foram confirmados 28 novos casos de dengue nos últimos seis dias, elevando para 103 o número total de registros na cidade em 2014, sendo 73 autóctones e 30 importados. Desde o início do ano até o dia 29 de abril, foram notificados 1.766 casos suspeitos, sendo que 1.663 foram descartados.

O número de casos confirmados neste período reforça a importância de se manter os hábitos preventivos contra a dengue e preocupa a SES. “O último boletim aponta que há a transmissão da doença em quase todos os bairros de Sorocaba e, devido ao feriado prolongado do Dia do Trabalhador, pode haver aumento dos casos importados também, os quais servirão de fonte de contaminação de moradores de nossa cidade, aumentando ainda o número de casos autóctones”, analisa o secretário da Saúde de Sorocaba, Armando Raggio.

Diante deste cenário, a diretora da Vigilância em Saúde, Daniela Valentim dos Santos, lembra que, para evitar a transmissão da dengue na cidade, é necessária a ajuda e colaboração de todos. “Neste feriado, como o secretário da Saúde já disse, devido ao maior trânsito de pessoas para outras localidades, poderemos ter maior transmissão da doença. Por isso, as pessoas devem eliminar da sua casa ou do seu trabalho os possíveis criadouros do Aedes aegypti:  tirar a água acumulada em calhas, vistoriar os ralos, retirar os pratos dos vasos de plantas, retirar pneus e outros recipientes dos ambientes descobertos”, orienta Daniela.

Daniela lembra ainda que a população deve ficar atenta aos sinais da doença: febre com dois ou mais sintomas como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo, manchas vermelhas pelo corpo ou outros. “Se a pessoa apresentar esses sintomas, deve procurar imediatamente o serviço de saúde, beber bastante água e ficar atento aos sinais de complicação da doença: dor de barriga, vômitos de repetição, sangramentos, irritabilidade ou sonolência”, explica.

As equipes de Zoonoses, Vigilância Epidemiológica e o Laboratório Municipal estarão em plantão em alguns dias do feriado prolongado para bloqueio dos casos positivos e análise dos exames para agilidade diagnóstica. “As orientações dos agentes de saúde são muito importantes para todos. Se um agente visitar a sua casa ou trabalho, receba-o e atenda as suas solicitações para que todos fiquem protegidos”, finaliza Daniela.