SAMU recebe capacitação para aperfeiçoar atendimentos durante a pandemia da Covid-19

Saúde 18 maio / 2020 às 21:06

Treinamento visa conscientizar a importância da ventilação mecânica no tratamento dos pacientes com insuficiência respiratória

Com a intenção de conscientizar os profissionais da saúde sobre a importância da ventilação mecânica no tratamento dos pacientes com insuficiência respiratória, os médicos e enfermeiros do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão passando por uma capacitação, desde o início do mês de maio, para revisar os conceitos desse recurso. O treinamento é liderado pela servidora e fisioterapeuta da Prefeitura de Sorocaba, Camila Cruz.

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), o treinamento ocorre em ambiente arejado com no máximo três profissionais, mantendo o distanciamento recomendado e uso de máscara. As revisões acontecem duas vezes por semana na base do SAMU.

A ventilação mecânica, também chamada de ventilação assistida, ou ventilação artificial, é o suporte oferecido ao paciente por meio de um aparelho mecânico, o ventilador. Ele auxilia e permite as trocas gasosas normalmente feitas pela respiração espontânea. Em algumas doenças (patologias), o organismo pode se tornar incapaz de manter o ciclo respiratório normal, sendo necessário o uso da ventilação mecânica.

“Esse suporte pode salvar vidas e é utilizado desde a ressuscitação cardiopulmonar até cirurgias com anestesia geral. A decisão de iniciar a ventilação mecânica deve ser individualizada para cada paciente, ser monitorada e mantida até a resolução da insuficiência respiratória”, explica a fisioterapeuta.

Ainda de acordo com Camila, profissionais das Unidades de Urgência e Emergência também participam deste treinamento.


Mais Notícias