Remédios vencidos e temperatura inadequada são encontrados no almoxarifado de medicamentos da Prefeitura de Sorocaba

Remédios vencidos e temperatura inadequada são encontrados no almoxarifado de medicamentos da Prefeitura de Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/03/2014 às 20:06
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:06
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00
A visita aconteceu na tarde desta terça-feira pelos vereadores Izídio de Brito, Marinho Marte e pastor Apolo após denúncia
 
 
A falta de climatização adequada e remédios vencidos foram encontrados durante vistoria surpresa na tarde desta terça-feira (18) ao Almoxarifado Central de Medicamentos Hospitalares da prefeitura de Sorocaba, localizado atrás da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Leste.

A visita foi feita após denúncia de irregularidades recebida pelo vereador Marinho Marte (PPS), que seguiu até o local acompanhando do presidente da CPI da Saúde, o vereador Izídio de Brito (PT), e do relator da Comissão de Saúde Pública da Câmara, Pastor Apolo (PSB).

 

Temperatura ambiente

De acordo com Thaís de Souza Ferreira, coordenadora do almoxarifado desde janeiro, a estrutura física é de responsabilidade do Banco de Olhos de Sorocaba. “Por isso, a refrigeração adequada para os medicamentos e produtos de toda a área já deveria ter sido providenciada pelo BOS desde a transferência para o local”, afirma.

Atualmente, apenas dois ar-condicionados são responsáveis pela refrigeração de todo o galpão, considerado quente. Segundo funcionários, termômetros controlam a temperatura constantemente, que já chegou a atingir 37° graus.

“Estão sem a estrutura necessária e a eficácia dos remédios e produtos pode ser comprometida pela alta temperatura de todo o ambiente, sem sombra de dúvidas”, ressalta o vereador Marinho Marte.

 

Medicamentos e produtos vencidos

Entre os produtos expostos no almoxarifado, foram encontradas dezenas de caixas do medicamento Tamiflu 75 mg, vencidas desde novembro do ano passado, assim como lotes de ataduras e algodões com prazos de vencimento datados em 2013. Outros remédios e produtos hospitalares com data próxima de vencer foram observados pelos vereadores.

 De acordo com funcionários, ambos os produtos vencidos não foram comprados, mas sim enviados pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, e não podem ser descartados.

  “Mas o que fazem coisas vencidas misturadas aos demais medicamentos prontos para distribuição e uso? Como e quando devem ser feitos os descartes? Vejo isso como um ato irresponsável cometido durante a transição do local, uma grave falha da gestão como um todo”, enfatiza o petista Izídio de Brito.

 

Providências

Os vereadores Izídio, Marinho Marte e Pastor Apolo, todos integrantes da CPI da Saúde de Sorocaba, deverão nos próximos dias apresentar relatório da vistoria ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio.

“Queremos que o chefe do Executivo conheça detalhadamente o que encontramos e tome as devidas providências que garantam imediatamente a climatização adequada, a organização da gestão e logística do almoxarifado e medidas que evitem o estoque de produtos fora do prazo de validade junto dos demais, assim como o vencimento de outros medicamentos”, afirma o presidente Izídio.

 

Almoxarifado de Medicamentos

O Almoxarifado Central de Medicamentos Hospitalares da prefeitura de Sorocaba é o responsável pelo atendimento aos pedidos das unidades de saúde do município. Segundo a coordenadora Thaís, toda semana recebem solicitados tanto de remédios, como de produtos de enfermagem em geral, que são entregues dentro de um prazo de 48 horas.

“Ainda temos um controle do estoque de toda a rede de saúde, por isso sabemos o que cada unidade tem no estoque e o precisamos adquirir para garantir os medicamentos e produtos hospitalares necessários dentro de 15 dias”, conta Thaís.