Protesto contra a centralização do atendimento nas UPHs movimentou a Itavuvu e Ipanema

Protesto contra a centralização do atendimento nas UPHs movimentou a Itavuvu e Ipanema Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 13/11/2013 às 12:41
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:41
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Ontem (12) por volta das 18:30hs, um grupo de pessoas iniciaram um protesto pacífico, na praça localizada na confluência da Avenida Itavuvu com a Avenida Ipanema, em frente à UPH da Zona Norte.

Pouco mais de 30 pessoas protestaram contra a centralização do atendimento de saúde municipal. O trânsito no local não foi alterado, apenas ficou mais lento devido a curiosidade das pessoas que diminuíam a velocidade ao passar pelo protesto.

Alguns representantes de sindicatos, movimentos estudantis da cidade, populares, e um vereador, usaram cartazes, faixas e megafones para chamar a atenção de quem passava pelo local.

Para garantir a segurança, desde às 17hs, a Guarda Civil e a Polícia  Militar estavam no local.

O vereador Izidio de Brito, único vereador que compareceu no local, falou em nome da bancada do PT, que é contra a medida adotada. De acordo com Izídio, “o prefeito não tem controle da gestão, não consegue manter um médico no centro de saúde perto da casa das pessoas. A saída que ele teve, foi centralizar o atendimento em um único local, longe da população da zona norte. Somos a favor da descentralização e que todas as unidades básicas, tenham um pediatra para atender e que a Prefeitura tome uma decisão urgentemente, ou descentralizando ou contratando mais médicos para colocar nas unidades e centros de saúde”.

Izídio conclui dizendo que “é bom ter uma referência só de pediatria e adulto, mas desde que mantenham o atendimento nas unidades básicas e centros de saúde. Esse é nosso posicionamento. Vamos continuar pressionando a prefeitura e já até chamamos o secretario na Câmara para dar explicações. A prefeitura tem que voltar com os atendimentos”.

Renan Santos, organizador do evento, diz que “o objetivo desse evento é o fim imediato dessa descentralização e vemos que o problema na saúde em Sorocaba é recorrente. Já vimos muitas matérias sobre o problema no atendimento na UPH Zona Norte, em que pessoas ficavam mais de 5 horas para serem atendidas. O que precisamos é contratar mais médicos. Hoje, não conseguimos contratar médicos porque o salário está defazado, ou seja, Araçoiaba da Serra por exemplo, o médico lá ganha 100% melhor que em Sorocaba. Precisamos de um concurso público de verdade, que pague um salário justo aos médicos.”

“Temos que protestar, ir às ruas reivindicar, cobrando o governo, que assim teremos êxitos em nossas reivindicações. Teremos uma reunião na próxima semana e continuaremos fazendo mais protestos, na Itavuvu, Ipanema, ocupar a Câmara Municipal, Paço e lutaremos para que nossas reivindicações sejam atendidas”, conclui Renan.