Projeto “Cultivando Saúde” completa um mês em Sorocaba

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 03/01/2017 às 17:29
  • Atualizado 30/09/2022 às 17:29
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Nesta quinta-feira (3), o projeto “Cultivando Saúde” completa um mês de atividade em Sorocaba. A iniciativa tem como objetivo promover o uso racional das plantas medicinais, reflexão nos profissionais de saúde e participação social. Este projeto conta com a participação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Habiteto, Vitória Régia, Ulisses Guimarães, Paineiras e Laranjeiras, sob coordenação da farmacêutica Jaqueline Simões Rosa, da equipe NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), em parceria com alunos do curso de Farmácia da Universidade de Sorocaba (Uniso).

A UBS Ulisses Guimarães conta com uma horta ativa que é mantida pela unidade em parceria com a comunidade. A colheita acontece todas as sextas-feiras, às 8h30. Os profissionais da saúde explicam a importância e uso de cada erva, além de distribuírem as plantas às pessoas que passam pela unidade.

De acordo com a SES, o projeto nasceu em abril e ajuda a estimular o autocuidado e consolidar as hortas das Unidades de Saúde da Família da Regional Norte como espaços de integração entre comunidade e equipe de saúde. A UBS Habiteto ganhará uma horta no dia 23 de maio. Já as unidades Vitória Régia, Paineiras e Laranjeiras não possuem hortas, mas a intenção é criá-las em breve.

“Esta integração é um novo olhar para as práticas de saúde e as relações construídas entre profissionais e comunidade”, destaca a enfermeira e supervisora de saúde, Renata Oliveira. Segundo a profissional, este projeto contempla a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, preconizada pelo Ministério da Saúde. A meta é a expansão destes espaços (hortas) em todas as Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba.