Presidente da Câmara prestigia inauguração de nova base operacional do Samu em Sorocaba

Saúde 05 out / 2019 às 11:45

O vereador Fernando Dini (MDB) destacou a importância da instalação da unidade em local estratégico da Zona Norte, onde há maior demanda pelo serviço

 

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 4, a nova base operacional do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) em Sorocaba, localizada na Vila Tortelli, Zona Norte da cidade. O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Dini (MDB), prestigiou o evento, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde.

A solenidade contou com a presença dos vereadores Engenheiro Martinez (PSDB), Luis Santos (Pros) e Wanderley Diogo (Pros), da prefeita Jaqueline Coutinho, do secretário da saúde, Ademir Watanabe, da médica e coordenadora regional do Samu, Kátia Kaam, entre outras autoridades.

Fernando Dini destacou a importância da mudança para um local estratégico na Zona Norte. “Cerca de 50% das ocorrências atendidas pelo Samu em Sorocaba ocorrem nessa região. Estando agora no coração da Zona Norte, com certeza haverá aumento na qualidade do atendimento”.

O líder do governo no Legislativo, Engenheiro Martinez, também destacou a localização da nova sede, com acesso a sistema viário favorável ao atendimento mais ágil. Luis Santos reiterou a afirmação, acrescentando que o Samu é o equipamento de saúde utilizado nos momentos de maior necessidade. Wanderley Diogo parabenizou a prefeitura e afirmou que a inauguração representa progresso para a população.

A prefeita Jaqueline Coutinho salientou que a utilização do local só foi possível devido ao trabalho de diversas secretarias, cooperando entre si. Já o secretário Ademir Watanabe falou do tamanho da nova estrutura, cinco vezes maior, com destaque para um amplo espaço para treinamento dos funcionários, o que, segundo ele, salva vidas.

 

Estrutura e localização – A nova base do Samu localiza-se próxima ao Centro Esportivo Dr. Pitico, na Rua Professor Júlio Pinto Ferreira, 1.422, na Vila Tortelli, e será responsável por abrigar as ambulâncias e oferecer melhores recursos estruturais às equipes socorristas.

Segundo a Prefeitura, a nova base é cinco vezes maior que a estrutura atual (anexa à UPH Zona Norte), com área total de 2.270m². A Secretaria da Saúde afirma que a mudança traz benefícios à população e aos funcionários do Samu, pois as novas instalações contam com sala para treinamento continuado, melhorando o desempenho técnico em ocorrências e tem mais espaço para acomodar as ambulâncias. A expectativa é de que essas melhorias agilizem as saídas das viaturas para os destinos dos atendimentos.


Mais Notícias