Prefeitura forma mais 35 residentes da área de saúde

Prefeitura forma mais 35 residentes da área de saúde Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 22/02/2020 às 11:19
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:19
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), realizou nesta sexta-feira (21) a formatura de 35 residentes dos Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde. O evento ocorreu na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” e também contou com a apresentação dos trabalhos de conclusão de cada residente. O intuito do programa do Poder Executivo é de aperfeiçoar progressivamente o padrão profissional e científico dos envolvidos, bem como a melhoria contínua da assistência à saúde da comunidade.

Os programas de residência em saúde constituem-se em ensino de pós-graduação lato sensu, destinados a profissões em nível superior da área de saúde, sob a forma de curso de especialização em áreas estratégicas do SUS (Sistema Único de Saúde) tendo por objetivo o aperfeiçoamento progressivo do padrão profissional e científico dos envolvidos bem como a melhoria contínua da assistência à saúde da comunidade.

A Residência possui duração de 24 meses, contabilizando uma carga horária total de 5.760 horas, respeitando-se a carga horária de 60 (sessenta) horas semanais, sendo 80% práticas e 20% teórica/teórico-prático. As atividades são realizadas predominantemente nas Unidades de Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba, bem como demais serviços que compõem a rede de saúde loco-regional.

Para a educadora física e preceptora do programa, Milene Branco, o principal sentimento com essa formatura é o de esperança em um SUS que resiste e caminha para a construção do cuidado em saúde integral e multiprofissional. “As Residências Multiprofissionais são fundamentais para a transformação e atualização do fazer saúde na atenção primária”, ressalta.