Pneumonia interna cerca de 14 pacientes por hora em SP

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 30/07/2013 às 12:13
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:13
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Saiba como se prevenir contra a doença com as dicas que a Secretaria de Saúde elaborou

 

Cerca de 14 pacientes são internados por hora no SUS (Sistema Único de Saúde) em São Paulo com diagnóstico de pneumonia. O número foi divulgado em balanço da Secretaria da Saúde do Estado. Apesar da queda de 7% em relação aos últimos três anos, este número ainda é muito alto, levando em conta que a pneumonia normalmente vem de um processo infeccioso viral, podendo assim ser prevenida. 

Por este motivo, a Secretaria da Saúde elaborou algumas dicas de prevenção. Vale lembrar que, no caso de sentir dores no tórax, dificuldade para respeitar, diarreia, vômito, fadiga, tosses, espirros e febre alta, você deve imediatamente procurar um médico.

 

Confira os cinco passos de prevenção à pneumonia:

– Mudanças climáticas por si só não causam pneumonia. No entanto, a aglomeração de pessoas em locais fechados durante os períodos mais frios aumentam o risco de contaminação por vírus. Evite estes locais ou tente melhorar a circulação de ar deles.

– Mantenha o ar condicionado higienizado e se atente a isto nos locais que costuma frequentar. Existe um tipo específico de pneumonia que pode ser causada pela má conservação dos equipamentos (legionelose).

– Tome a vacina da gripe e, se possível, a de prevenção ao Haemóphilus Influenza e à Pneumococo.

– Pessoas com baixa imunidade (transplantados, pacientes de Aids ou oncologia, cardíacos, reumáticos, crianças e idosos) devem, obrigatoriamente, tomar estas vacinas.

– Fumantes têm grandes chances de desenvolver pneumonia. A única forma de prevenção neste caso é o abandono completo do vício.