A Ouvidoria Geral do município, vinculada à Controladoria, recebeu 71 reclamações sobre focos de dengue em abril. Desse total, 32 ocorrências foram pelo whatsapp, 25 através do site e 14 via telefone. Os bairros com maior índice de registros foram Centro; Santa Rosália, Parque São Bento e Brigadeiro Tobias.

Após o registro da reclamação o setor de zoonoses, da Secretaria da Saúde (SES), recebe essas demandas automaticamente e realiza as ações de combate à proliferação do Aedes egypti. Cabe à Central de Atendimento da Ouvidoria Geral acompanhar essas notificações e cobrar o setor das respostas. Há um prazo de até 20 dias para respostas ao cidadão que pode ser prorrogado por mais 10 dias, se necessário.

A pasta reforça que o atendimento presencial está temporariamente suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus. Qualquer manifestação pode ser feita através do portal oficial da Prefeitura, http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento, ou pelo WhatsApp (15 – 99129-2426) para solicitações, reclamações, sugestões e elogios, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O município também disponibiliza o número de telefone 156, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.