Moradores protocolam protesto por atraso em reabertura da UBS Lopes de Oliveira; Prefeitura não tem prazo para volta da unidade

Moradores protocolam protesto por atraso em reabertura da UBS Lopes de Oliveira; Prefeitura não tem prazo para volta da unidade Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 14/08/2018 às 11:21
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:21
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Fórum Popular de Saúde protocolou nesta segunda-feira (13) uma representação ao Ministério Público contra a Prefeitura de Sorocaba, pedindo a reativação da UBS Lopes de Oliveira. A reabertura da unidade, que ocorreria em 2017, ainda não tem data para acontecer, de acordo com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

A unidade foi fechada para reformas em 2016, e os moradores reclamam que a previsão inicial era para reabertura no primeiro semestre de 2017. “Fizemos manifestação nas ruas, fomos à Câmara Municipal, buscamos conversar com todos os secretários da Saúde, mas  ninguém se preocupa com a situação do nosso bairro. Espero que a Prefeitura seja acionada e faça um esquema emergencial para voltar o mais rápido possível com o atendimento”, ressalta Flávio Reis, um dos representantes dos moradores e que protocolou a representação junto ao MP.

A última projeção de abertura  da unidade, como publicou o Jornal Z Norte em dezembro de 2017, era o mês de abril deste ano  a resposta foi enviada pela Secretaria Municipal de Saúde. A data, porém, foi postergada durante audiência pública em 11 de abril, quando a secretária Marina Elaine passou a relacionar a reabertura da UBS com o processo de terceirização das Unidades Pré-Hospitalares da Zona Norte e Oeste.
Acionada pela reportagem do Jornal Z Norte, a Prefeitura afirmou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro foi fechada para reforma. A obra foi finalizada no dia 26 de março de 2018 e a UBS será reaberta assim que o déficit de funcionários seja suprido com o projeto de reestruturação da saúde e fortalecimento da rede de Atenção Básica. Os servidores que atuavam nesta unidade forma deslocados à UBS Jardim Rodrigo.