Ministério da Saúde ainda não enviou vacinas para Campanha Antirrábica

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 02/11/2019 às 15:16
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:16
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba ainda aguarda, do Ministério da Saúde, o repasse das vacinas antirrábicas para poder realizar a campanha na cidade e vacinar cães e gatos. Segundo o Ministério, a previsão é que a entrega das doses ocorra ainda no mês de novembro.

Em Sorocaba há vacinas em estoque somente para as ações de rotina (vacinação de cães e gatos que entram em contato com morcegos, vacinações eventuais). Assim que as doses forem repassadas ao município pelo Ministério da Saúde, a Campanha Antirrábica será organizada para imunizar mais de 35 mil animais entre cães e gatos.

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), a falta de vacina antirrábica não exime os responsáveis por cães e gatos de vacinarem seus animais com veterinários particulares, conforme parágrafo 3º do Art. 10 da Lei nº 8354/07, pois a vacina deve ser dada anualmente. Vale ressaltar que a prefeitura não pode comprar a vacina, pois a mesma deve ser enviada pelo Ministério da Saúde.

Não há registro de cães e gatos com raiva no município de Sorocaba nos últimos anos. Há apenas relatos de um animal na década de 90.