Médicos pedem apoio para implantação do Centro de Referência do AVC na Santa Casa

Saúde 10 maio / 2018 às 14:31

A pedido do presidente Rodrigo Manga (DEM), o médico da rede municipal de saúde e diretor técnico da Santa Casa, Fernando Brun, utilizou a tribuna da Câmara Municipal ao final da 26ª sessão ordinária, nesta quinta-feira, 10, para pedir o apoio dos parlamentares na implantação no hospital do Centro de Referência do AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O médico citou um estudo mundial que aponta o AVC como a segunda causa de morte no mundo e a primeira a deixar sequelas. Disse ainda que desde 2012 existe uma portaria do Ministério da Saúde criando o centro. “Queremos dar uma chance para que o paciente SUS tenha a mesma oportunidade da rede particular”, afirmou.

Para implantação do centro, o médico reforçou que é preciso capacitar a Santa Casa, que está ofertando o espaço, além de capitação de verba para compra de equipamentos e manutenção do serviço por um ano, período suficiente para que seja atingida a média histórica, que possibilitará o cadastramento junto ao Ministério da Saúde.

Fernando Brun, que esteve acompanhado do médico cardiologista José Roberto Redini Martins, encerrou reforçando que se trata de um projeto simples, com baixo custo, que irá beneficiar a população de baixa renda e pouco assistida do município. Segundo o Dr. Redini, já está sendo realizado na Santa Casa o treinamento para atendimento precoce de pacientes com AVC. Também falou sobre a parceria com o SAMU e o lançamento de um aplicativo, que fazem parte do projeto de implantação do Centro de Referência do AVC e da Unidade Cardiovascular.

O presidente Manga reforçou a importância do projeto para garantir a rapidez no atendimento e evitar que pacientes fiquem com sequelas. “A parte humana não tem preço. Deixar a pessoa sem sequelas não tem preço”, disse, parabenizando ainda a nova diretoria da Santa Casa. “Vocês trouxeram de volta para Sorocaba a esperança”, concluiu. Outros parlamentares também manifestaram apoio aos médicos e ao projeto da Santa Casa.

 


Mais Notícias