Mais de 32 mil pessoas aguardam atendimento de especialidade nas unidades básicas de saúde

Mais de 32 mil pessoas aguardam atendimento de especialidade nas unidades básicas de saúde Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 30/07/2014 às 15:30
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:30
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

É o que informa o Executivo em resposta a questionamento do vereador Irineu Toledo (PRB), preocupado com a demora no atendimento médico no município

 

Um total de 32.243 pessoas aguarda atendimento médico de especialidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. É o que informa o secretário de Saúde, Armando Raggio, em resposta a requerimento do vereador Irineu Toledo (PRB), que havia questionado a demora no atendimento médico especializado em Sorocaba. “É um número muito expressivo e essa demora no atendimento sujeita os pacientes a um risco extremado”, afirma o vereador.

De acordo com a informação da Prefeitura, o número de pessoas que esperam atendimento de especialidade está distribuído da seguinte forma: neurologia (6.500), ortopedia (4.784), oftalmologia (4.478), cardiologia (2.429), gastrenterologia (1.027), urologia (789), otorrinolaringologia (45) e pneumologia (41). No caso das especialidades de pediatria e ginecologia, o agendamento é feito nas próprias unidades básicas de saúde.

Irineu Toledo havia solicitado ao Executivo que especificasse, em cada especialidade, a previsão de efetivo atendimento dos pacientes, mas a Secretaria Municipal de Saúde informou que não é possível quantificar esse tempo de espera, pois ele depende da especialidade. O que também dificulta a previsão, segundo a secretaria, é o fato de o município receber vagas do Departamento Regional de Saúde (DRS-16); além disso, a oferta de serviços depende da carga horária disponível da especialidade.

 

Atendimento aos acamados – O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), anteriormente denominado Programa Acamados (cujo telefone é o 0800-554060), atende, atualmente, 1.100 pacientes, em graus variados de complexidade, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde por intermédio de portaria. Essa informação também havia sido requerida pelo vereador Irineu Toledo, que solicitou informações detalhadas sobre esse tipo de atendimento.

O Serviço de Atendimento Domiciliar recebe, em média, 80 solicitações de avaliação por mês e todas são atendidas. A visita inicial pode variar de 24 horas a sete dias, dependendo da complexidade do caso, prazo que, segundo a Secretaria da Saúde, está dentro do previsto nas normas do Ministério da Saúde. Além do clínico geral, a equipe do serviço é composta pelos seguintes profissionais: enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, psicólogo e terapeuta ocupacional.

“O atendimento médico prestado é feito pelo clínico geral e o intervalo entre as visitas médicas é determinado pela complexidade de cada caso e intercalado pelos demais membros da equipe que se fizerem necessários através de um plano de cuidados individual” – informa textualmente o secretário de Saúde. Em caso de intercorrências, o cuidador deve entrar em contato com a equipe responsável para definir a intervenção necessária. O serviço não atende situações de urgência e emergência; nesses casos, em que há risco de vida do paciente, deve ser acionado o Samu, pelo telefone 192.